Como Repelir os Mosquitos de Maneira Eficaz?
|
|
Tempo de leitura 10 min
|
|
Tempo de leitura 10 min
Os mosquitos, também conhecidos como mosquitos, pertencem à família dos insetos dípteros, ou seja, possuem apenas 2 asas e não 4 como no caso dos outros insetos.
Sua linha de vida se desenvolve em 4 etapas. Um sendo ovos, dois virando larvas, três pupas preparando seu organismo para finalmente atingir a quarta e última etapa: a vida adulta.
Ao longo desse processo, ficam em ambientes úmidos, pois como larvas e para completar seu ciclo de vida necessitam de água.
Tabela de conteúdos
Apresentamos 5 tipos de mosquitos que você encontrará com mais frequência:
Os ciclos de desenvolvimento dos mosquitos ocorrem como indicamos anteriormente, em áreas úmidas. O tempo decorrido entre a incubação dos ovos postos pela fêmea (processo que ocorre quando os ovos estão em ambiente aquoso e que pode demorar algumas semanas dependendo das condições) e a fase adulta do mosquito é entre 7 e 10 dias.
A fêmea põe ovos que são imperceptíveis ao olho humano em qualquer lugar onde haja água parada. As condições de desenvolvimento não são complicadas; mesmo algumas espécies, como o mosquito tigre, requerem muito pouca água para o seu desenvolvimento. Num cinzeiro pode gestar os próximos dois estágios de larva e pupa.
Assim, em todas as espécies, as três primeiras fases da vida (ovo, larva e pupa) iniciam-se em ambientes com presença de água. 1cm de altura da água será suficiente para dar vida adulta aos mosquitos.
Ao atingirem 48 horas de vida adulta, as fêmeas do mosquito podem picar e os machos já se alimentam de néctar.
Após se alimentar de sangue, a fêmea pode depositar entre 80 e 200 ovos do mosquito . Destes, aproximadamente metade será do sexo feminino.
Em geral, na maioria das espécies de mosquitos, a fêmea possui um apêndice longo e alongado na cabeça, com o qual perfura a pele dos humanos e dos animais dos quais se alimenta. Depois de sugar o sangue, aplica uma substância anticoagulante nessa área, que é a causa da inflamação que deixa suas picadas.
Esse processo de alimentação sanguínea é o que permite à fêmea botar ovos , o que é conhecido como ciclo gonotrófico. Neste ciclo, recebe um rico suprimento de proteínas, portanto a postura dos ovos e a ingestão de sangue são processos complementares.
Você fica surpreso ao saber que é a fêmea que só se alimenta de sangue?
Assim, os machos possuem órgãos bucais diferentes, portanto as doenças são transmitidas pelas fêmeas, que são quem entra em contato com o sangue. A expectativa de vida de um mosquito após iniciar a vida adulta é de uma semana para os machos e de um mês para as fêmeas .
Quer espantar os mosquitos da forma mais natural e inofensiva possível? Os repelentes naturais de mosquitos caracterizam-se pelo fato de seus componentes serem em sua maioria de origem vegetal, ou seja, são à base de ervas naturais.
São ideais para crianças, idosos e pessoas com tendência a irritações cutâneas. Porém, seu efeito pode durar até 2 horas a menos que o dos repelentes químicos.
Este motivo exige uma aplicação mais frequente do produto (num intervalo de 2 a 3 horas), com a vantagem de que, por ser um produto natural, não representará risco para a saúde.
Embora sua toxicidade seja baixa, não é utilizado com frequência, pois pode causar irritação, inflamação e/ou vermelhidão na pele.
Os repelentes químicos de mosquitos, em sua maioria, são feitos de um composto usado há mais de 40 anos, conhecido como DEET (N-Dietil-meta-toluamida) e que hoje se revela igualmente eficaz para repelir mosquitos. .
Esse composto apresenta-se em diversas formas: loções, cremes, sprays, sabonetes de banho, roll-ons, entre outros.
Os mosquitos são atraídos pelo cheiro da pele e pelo dióxido de carbono produzido pela exalação. O DEET é um composto químico e suas propriedades foram adaptadas de tal forma que os mosquitos, ao entrarem em contato com a pele, ficam bloqueados e não abordar a pessoa que o aplicou.
Para começar, você deve saber que em todos os casos deve ler e seguir as instruções do rótulo. Para crianças entre 2 e 12 anos de idade, devem ser evitadas ao máximo aplicações múltiplas. Da mesma forma, a maioria dos produtos contém entre 25% e 35% de concentração de DEET.
Em crianças , deve-se usar uma concentração menor, aproximadamente 10% de concentração de DEET, testando antes de aplicar em uma pequena parte do braço e aguardando se aparecer algum sinal de reação alérgica.
Também não se deve aplicar repelente diretamente no rosto; caso a criança (também aplicável no caso de adultos) apresente picadas frequentes no rosto, o produto deve ser aplicado primeiro nas mãos e depois aplicado no rosto.
Os fatores que devem ser levados em consideração na aplicação do repelente em crianças são:
Agora que você sabe um pouco mais sobre os mosquitos e já fizemos uma introdução aos principais componentes dos repelentes químicos, explicaremos em que consiste cada um, para que você escolha o que melhor se adapta às suas necessidades:
Care Plus Mosquito Repellent O repelente de mosquitos contém 50% de Deet . Oferece alta proteção contra picadas de mosquitos em um período de até 10 horas . Para o uso ideal e correto deste produto, caso utilize protetor solar ou bronzeador, deve-se primeiro aplicar o referido e depois o repelente para garantir a proteção.
Por ser um spray anti-mosquito com alto teor de Deet
Este spray repelente de mosquitos é a opção mais cômoda para combater estes insetos tanto se está em casa quanto se está de férias.
O repelente Moskibye apresenta-se em forma de caneta, por isso é fácil de transportar e guardar em qualquer lugar, pois ocupa muito pouco espaço. Este repelente de mosquitos forma sobre a pele uma barreira protetora que evita picadas durante 6 a 8 horas. Além disso, também é eficaz contra a picada do mosquito tigre por até 5 horas.
Modo de uso:
Pulverizar uniformemente sobre as áreas da pele que queremos proteger. Não aplicar diretamente no rosto para evitar contato com os olhos e a boca. Aplicar com as mãos e lavá-las corretamente após a aplicação do produto. Não é necessária a aplicação frequente e repetida do produto.
Não aplicar nas mãos de crianças menores de 7 anos
É um repelente que entre seus principais componentes contém Citral e D-Limoneno. A aplicação do repelente Preben deve ser feita extensivamente nas áreas da pele que estão em risco de picadas e seu efeito contra os mosquitos pode alcançar até 4 horas. Também atua contra carrapatos por 7h e até contra percevejos por 1 hora.
O uso de pulseiras repelentes de mosquitos está se tornando cada vez mais frequente. É um produto avaliado pela Agência Espanhola de Medicamentos e também um produto sanitário. Seus principais componentes são citronela e lavanda.
Armadilha para a captura de mosquitos e outros insetos picadores para uso em exteriores. Para ser colocada em superfícies. De fácil montagem, utilização e manutenção é a armadilha ideal para jardins e áreas próximas aos pontos de criação dos mosquitos. Com um sistema de atração baseado na simulação da superfície da pele humana através de atrativos e fluxos de ar gerados por um pequeno ventilador interno.
A armadilha vem com um atrativo especial composto por 3 componentes que simulam os compostos da pele humana que exercem atração sobre os mosquitos.
Funciona eficientemente para Aedes aegypti, Aedes polynesiensis e Aedes albopictus (mosquito tigre), vetores da Dengue, Chikungunya, Filariose e Febre amarela.
A colocação correta do BG-Mosquitaire é crucial para capturar a máxima quantidade de mosquitos.
Para o bom funcionamento da armadilha deve-se:
Deixamos você com um vídeo desta armadilha contra mosquitos
Para repelir mosquitos rapidamente, aplique repelentes com DEET ou óleos naturais, acenda velas de citronela, instale mosquiteiros, use ventiladores, elimine águas paradas e borrife óleos essenciais como lavanda ou citronela.
Os mosquitos não gostam dos odores de:
Estes odores naturais atuam como repelentes e podem ajudar a manter os mosquitos afastados.
Para afastar mosquitos, use repelentes químicos como DEET, óleos essenciais como citronela e lavanda, cultive plantas repelentes, elimine águas estancadas, use ventiladores e luzes LED amarelas, instale mosquiteiros e utilize velas de citronela.
Para eliminar mosquitos no quarto, use repelentes elétricos, instale mosquiteiros, aplique repelente de pele, use óleos essenciais em difusores, utilize um ventilador, elimine águas paradas e mantenha o quarto limpo.