A Diferença Entre uma Vespa e uma Abelha

Escrito por: Remi Hogar

|

|

Tempo de leitura 9 min

🐝 A Diferença entre uma Vespa e uma Abelha



As vespas e as abelhas são polinizadores cruciais, mas apresentam diferenças chave que facilitam a sua identificação. As vespas têm corpos delgados, cinturas estreitas e são geralmente mais brilhantes e menos peludas que as abelhas. Suas cores variam, predominando o amarelo e preto. As abelhas, por outro lado, são mais robustas, peludas, o que as ajuda a coletar pólen, e exibem tons mais apagados de amarelo e marrom. Quanto ao comportamento, as vespas podem ser agressivas e são onívoras, alimentando-se de outros insetos e materiais açucarados, enquanto as abelhas são pacíficas a menos que se sintam ameaçadas, dedicando-se principalmente à coleta de pólen e néctar das flores. O ferrão das vespas permite que piquem múltiplas vezes, ao contrário das abelhas, cujo ferrão serrilhado se desprende após a picada, causando sua morte. Estas diferenças são essenciais para distinguir entre estes importantes insetos e para uma convivência respeitosa e segura na sua presença.

vespa ou abelha

Diferenças entre Vespas e Abelhas em Tamanho e Cor

🔍 As diferenças em tamanhos e cores entre vespas e abelhas são distintivas e servem como um guia visual chave para sua identificação. As vespas geralmente têm corpos mais esbeltos e cinturas notavelmente estreitas, conhecidas como pecíolos, que lhes dão uma aparência segmentada. Quanto às cores, as vespas frequentemente apresentam padrões vivos de amarelo e preto, embora algumas espécies possam ser de um marrom escuro ou ter variações em vermelho. Essas cores brilhantes servem como um aviso aos predadores sobre sua capacidade de picar.


Por outro lado, as abelhas geralmente exibem tons mais apagados de amarelo, marrom ou laranja, e seu corpo está coberto de pelos mais densos. Esses pelos não apenas lhes dão uma aparência mais robusta, mas também são cruciais para a coleta de pólen, facilitando o transporte de pólen de uma flor para outra. As abelhas tendem a ser de tamanho mais uniforme, com a maioria das espécies medindo entre 1 e 2 centímetros, o que as faz, em geral, mais corpulentas em comparação com as vespas.


Essas diferenças físicas refletem adaptações aos seus respectivos papéis ecológicos, com as vespas frequentemente atuando como predadoras ou necrófagas e as abelhas como polinizadoras especializadas. Reconhecer essas características pode ajudar a distinguir rapidamente entre essas duas famílias de insetos na natureza.

Diferenças no Ferrão

🔍 A diferença principal entre o ferrão de vespas e abelhas reside em sua estrutura e funcionalidade. As vespas possuem um ferrão liso, que lhes permite picar múltiplas vezes sem perder, o que faz parte de seu mecanismo defensivo e ofensivo. Este ferrão retrátil lhes permite atacar repetidamente suas presas ou ameaças sem sofrer dano algum.
Em contraste, as abelhas (especificamente as abelhas melíferas) têm um ferrão farpado, projetado para um único uso. Ao picar, o ferrão fica preso na pele do alvo e se desprende do corpo da abelha, o que finalmente resulta na morte da abelha. Este design sacrificial garante que o veneno seja injetado profundamente, mas ao custo da vida da abelha, fazendo com que sua picada seja um ato de defesa final para proteger a colmeia.

Diferenças na Picada da Vespa e da Abelha

🔍 Resolvendo a questão de qual picada é mais dolorosa, vespa ou abelha, A diferença na picada de vespas e abelhas também é notável, não apenas pela estrutura de seu ferrão, mas pelas consequências e o comportamento posterior ao evento. As vespas, ao terem um ferrão liso, podem picar várias vezes sem morrer no processo. Isso lhes permite ser mais agressivas se sentirem ameaçadas ou durante a caça. Seu veneno pode causar dor, vermelhidão e inchaço na área afetada.


Por outro lado, a picada de uma abelha é geralmente defensiva e ocorre apenas como último recurso, já que resulta em sua morte. O ferrão farpado da abelha fica preso na pele do alvo, liberando veneno mesmo após a abelha ter morrido. A reação a uma picada de abelha pode variar desde dor e inchaço localizados até reações alérgicas graves em pessoas sensíveis.


Além disso, a presença do ferrão na pele, característico das picadas de abelha, requer uma extração cuidadosa para evitar a liberação de mais veneno, enquanto nas picadas de vespa, este passo não é necessário. Ambos os tipos de picadas podem ser tratados com medidas semelhantes para aliviar a dor e o inchaço, mas a potencial gravidade das reações alérgicas sublinha a importância de identificar corretamente o inseto agressor.

Diferenças nos Ninhos e Colmeias

🏠 A diferença entre colmeias e ninhos de abelhas e vespas reflete seus distintos estilos de vida e comportamentos sociais. As abelhas, especialmente as abelhas melíferas, constroem colmeias usando cera que elas mesmas produzem. Estas estruturas complexas são compostas por múltiplos favos com células hexagonais onde armazenam mel e pólen, e criam sua prole. As colmeias geralmente são encontradas em locais protegidos, como cavidades em árvores ou estruturas criadas por humanos.
Em contraste, as vespas constroem ninhos a partir de uma mistura de saliva e fibras de madeira mastigadas, criando um material semelhante ao papel machê. Os ninhos de vespas podem variar em forma e tamanho, e frequentemente são encontrados pendurados em ramos de árvores, sob beirais de edifícios ou até mesmo enterrados no solo. Ao contrário das colmeias de abelhas, que são reutilizadas e expandidas ano após ano, os ninhos de vespas geralmente são abandonados após uma temporada.
Esta distinção entre colmeias e ninhos não apenas reflete as diferenças na arquitetura de habitações desses insetos, mas também sublinha a diversidade em seus papéis ecológicos, com as abelhas focadas na polinização e produção de mel, e as vespas desempenhando funções tanto de polinizadores quanto de controladores de pragas.

Explicamos como matar vespas com os melhores inseticidas e armadilhas para vespas.

Spray Inseticida vespas, vespa asiática e zangão 750 ml Remi

🐝Inseticida em aerossol Remi Vespas (Fly C) para eliminar eficazmente vespas, vespeiros e insetos voadores em geral. Eficaz contra vespas asiáticas. Adequado para exteriores como tetos, beirais, terraços, janelas, sótãos, fendas, calhas, etc. Diâmetro de ação: 5 metros.


APLICAÇÃO


Antes de usar o produto leia atentamente o rótulo. Não pulverizar sobre alimentos nem utensílios de cozinha. Não poderá ser aplicado sobre superfícies onde se manuseiem, preparem, ou devam ser servidos ou consumidos alimentos. Não aplicar na presença de pessoas e/ou animais domésticos. Ventilar adequadamente antes de entrar no recinto onde foi realizada a aplicação.


COMPOSIÇÃO QUANTITATIVA POR 100 g

Tetrametrina…………………………......0,10%Permetrina……………………………......0,10%Butóxido de piperonilo………....0,40%Solvente e propelente csp.....100%


💬 Recomendações de uso para o Spray Inseticida.


  • Pulverização aérea do produto dirigida aos cantos superiores do recinto, evitando pulverizar diretamente os objetos.
  • Vespeiros: Pulverizar o produto direcionando a saída para a zona onde está localizado o vespeiro, preferencialmente à noite.
  • Após o tratamento, limpar e enxaguar com água potável as superfícies que vão estar em contato com as pessoas e especialmente com as crianças.
  • Evitar o contato com as superfícies tratadas ou expostas.
  • Não aplicar com outros produtos químicos.
  • Embalagens vazias, restos de produto e outros resíduos gerados durante a aplicação são considerados resíduos perigosos.
  • Elimine esses resíduos de acordo com a legislação vigente.
  • Não jogar em solos não pavimentados, em cursos de água, na pia ou no ralo.

Armadilha ecológica para vespas com atrativo

Você tem visitas frequentes de vespas em sua casa? Se as vespas tomaram conta do seu jardim ou piscina e estão em uma área muito ampla e difícil de controlar com um inseticida em spray, experimente as armadilhas atrativas.

Informação do produto.

  • Armadilha reutilizável para vespas, vespões, moscas e moscardões.
  • Totalmente ecológica e reutilizável, com nosso atrativo você poderá manter seu jardim livre desses insetos incômodos.

Fácil instalação:


  • Despejar aproximadamente 100 ml de atrativo para vespas na armadilha.
  • Adicionar 100-150 ml de água, até o nível indicado na armadilha e fechar.
  • Colocar a armadilha idealmente em uma área sombreada, perto de áreas problemáticas.
  • Repetir este procedimento quando o nível cair por evaporação ou quando estiver cheio de insetos capturados.
  • Instalação Ideal: 1 a cada 10 m lineares.

Aqui você tem uma variedade de produtos para a armadilha ecológica atrativa. com estas ferramentas você estará preparado para combater estas pequenas guerreiras.

Dispensador automático de inseticida

A melhor maneira de manter as vespas longe de sua casa é usar um dispensador automático de inseticida.


Os dispensadores automáticos que você encontrará na Remi Hogar são programáveis e permitem dosificar o inseticida e pulverizá-lo nos dias e horas que você preferir. Esta opção será especialmente útil se as vespas estiverem dentro de sua casa, mas também pode ser usada para espaços abertos. Você pode usar o dispensador digital para pulverizar inseticidas específicos para insetos voadores, como o Massomatic Natural ou o aerosol Zum Matic.

Dispensador de aerosol Branco Preben 250ml


Oferecendo grande flexibilidade de programação, o minidispensador LCD da Masso permite um controle completo e personalizado para todas as aplicações. Fácil de programar, a gama Preben permite selecionar, 5 min, 10 min, 15 min, hora de início e final, bem como frequência de disparo, com este sistema consegue-se cobrir as necessidades do cliente.


Uma carga de 250 ml pode durar cerca de 30 dias no modo de uso de 15 min de duração de pulverização e utilização durante as 24 horas do dia. As baterias de 2 pilhas podem durar aprox 60 dias com o modo de uso de 15 min de duração de pulverização e utilização durante as 24hs do dia.

Perguntas Frequentes Sobre a Diferença Entre Vespa e Abelha

Qual é a diferença entre as abelhas e as vespas?

As abelhas e as vespas diferenciam-se principalmente na sua aparência, comportamento e papel ecológico. As abelhas são geralmente mais robustas e peludas, adaptadas para a coleta de pólen, com cores mais apagadas. São polinizadoras por excelência e produzem mel. Seus ferrões são farpados, o que faz com que morram após picar. As vespas, por outro lado, têm corpos delgados com cinturas estreitas, são menos peludas e apresentam cores vivas como amarelo e preto. São predadoras ou necrófagas e podem picar múltiplas vezes sem morrer. Constroem ninhos de material semelhante ao papel machê, ao contrário das abelhas que constroem colmeias de cera.

Quem pica mais, a abelha ou a vespa?

As vespas tendem a picar mais frequentemente que as abelhas. Isso deve-se ao fato de as vespas poderem picar múltiplas vezes sem morrer, já que seu ferrão não se desprende ao picar, o que as torna mais dispostas a usar sua picada tanto para defesa quanto para atacar suas presas. As abelhas, especialmente as abelhas melíferas, geralmente picam apenas como último recurso, pois perdem seu ferrão e morrem após picar. Portanto, as abelhas costumam ser menos agressivas e picar menos frequentemente que as vespas.

Como diferenciar uma vespa e uma abelha?

Para diferenciar uma vespa de uma abelha, observe sua aparência física e comportamento. As vespas têm corpos delgados e lisos com cinturas estreitas, e costumam ser mais brilhantes e menos peludas que as abelhas. Suas cores frequentemente incluem padrões vivos de amarelo e preto. As vespas podem ser agressivas e são capazes de picar múltiplas vezes. Por outro lado, as abelhas são mais robustas e peludas, o que as ajuda a coletar pólen, e tendem a ter cores mais apagadas de amarelo e marrom. As abelhas são geralmente menos agressivas e picam apenas como defesa, perdendo seu ferrão e morrendo após picar. Além disso, as abelhas são polinizadoras ativas e se alimentam de néctar e pólen, enquanto as vespas têm dietas mais variadas, incluindo outros insetos.

Quem deixa o ferrão, a vespa ou a abelha?

A abelha é quem deixa o ferrão. As abelhas melíferas têm um ferrão farpado que fica preso na pele do seu alvo e se desprende do corpo da abelha após picar, o que resulta na morte da abelha. As vespas, por outro lado, têm um ferrão liso que lhes permite picar múltiplas vezes sem perder e sem morrer no processo.