De Onde Vêm as Baratas Voadoras, Baratas Voadoras Pequenas e Como Erradicá-las

Escrito por: Remi Hogar

|

|

Tempo de leitura 14 min

As baratas voadoras, que se distinguem pela sua capacidade de voar, prosperam em ambientes quentes e húmidos e entram nas casas através de janelas, fendas ou aberturas de ventilação. Especificamente, pequenas baratas voadoras podem ser identificadas pelo seu tamanho reduzido e asas desenvolvidas. Para evitar a sua entrada, é fundamental manter a limpeza, vedar o acesso e gerir a iluminação exterior. A erradicação eficaz requer o uso de armadilhas pegajosas, iscas inseticidas e, às vezes, inseticidas residuais, sempre priorizando a segurança e a sustentabilidade ambiental.

Pequenas baratas mortas

O que são baratas voadoras?

As baratas voadoras são uma subcategoria de baratas que têm a capacidade de voar, embora, na realidade, muitas dessas espécies prefiram planar ou usar as asas para planar das alturas. Ao contrário de outras baratas que se limitam a correr e escalar superfícies, as baratas voadoras desenvolveram asas que lhes permitem mover-se no ar por curtos períodos ou descer de lugares altos.


Entre as espécies mais comuns de baratas voadoras estão:


  1. Barata Americana (Periplaneta Americana): É uma das maiores espécies e é conhecida por sua capacidade de voar. Apesar do nome, é nativo da África e é encontrado em muitas partes do mundo. Suas asas são fortes e capazes de sustentar vôos curtos, principalmente em climas quentes.

  2. Barata Asiática (Blattella asahinai): Menor em tamanho que a barata americana, esta espécie também pode voar e é frequentemente confundida com a barata alemã. Porém, ao contrário da barata alemã, a barata asiática é capaz de voar e é atraída pela luz, às vezes levando-a a entrar nas casas à noite.

  3. Barata-de-faixa-marrom (Supella longipalpa): Embora não seja tão conhecida por seu voo como as espécies anteriores, a barata-de-faixa-marrom tem a capacidade de voar distâncias curtas. É menor e pode ser identificado pelas duas faixas marrons claras que percorrem seu corpo.

Baratas Voadoras

Origem e Habitat

As baratas voadoras, como a maioria das baratas, são incrivelmente adaptáveis ​​e podem prosperar em uma variedade de ambientes, embora prefiram locais quentes e úmidos. Esses insetos são comumente encontrados em ambientes urbanos e suburbanos onde as condições lhes são favoráveis.


🏠 Habitats típicos


  1. Áreas Urbanas: As baratas voadoras são frequentemente encontradas nas cidades, onde os edifícios fornecem abrigo e recursos abundantes. Eles preferem áreas como porões, esgotos e sistemas de drenagem onde a umidade é alta e os alimentos são acessíveis.

  2. Casas e edifícios: Dentro das casas, essas baratas podem viver em cozinhas, banheiros e outros locais úmidos. Muitas vezes ficam escondidos embaixo de pias, em rachaduras ao redor de canos ou em aparelhos elétricos.

  3. Ao ar livre: Ao ar livre, as baratas voadoras podem ser encontradas em pilhas de madeira, composto, pilhas de folhas e outros detritos que fornecem umidade e proteção.

Onde as baratas voadoras entram nas casas


As baratas voadoras ganham acesso ao interior das casas de diversas maneiras, aproveitando sua capacidade de voar, o que lhes permite superar obstáculos que impediriam outras espécies de baratas:


  1. Janelas e portas: Eles podem voar através de janelas abertas ou portas que não estejam devidamente vedadas. Muitas vezes são atraídos pela luz e pelos cheiros que vêm de dentro de uma casa.

  2. Rachaduras e fendas: As baratas voadoras também podem entrar através de rachaduras nas fundações dos edifícios, lacunas ao redor de portas e janelas e outros pequenos buracos que fornecem acesso.

  3. Sistemas de ventilação: As aberturas de ventilação podem servir como pontos de entrada para essas baratas, especialmente se as telas das janelas ou aberturas de ventilação estiverem danificadas ou ausentes.

  4. Itens transportados: Outra forma comum de entrada é por meio de caixas, móveis e outros itens transportados dentro de casa que possam abrigar baratas voadoras ou seus ovos.

Tipos de pequenas baratas

As pequenas baratas são uma preocupação comum em muitas residências e ambientes comerciais na Espanha. Embora o seu tamanho possa ser menor do que o de outras espécies, a sua capacidade de infestar e causar problemas de saúde e saneamento não deve ser subestimada. Abaixo estão informações sobre as pequenas baratas mais comuns, seus hábitos e locais onde costumam ser encontradas, bem como medidas de prevenção e controle.


  • Identificação das pequenas baratas mais comuns : As pequenas baratas mais comuns encontradas na Espanha incluem a barata alemã (Blattella germanica), a barata de faixa marrom (Supella longipalpa) e a barata do Mediterrâneo (Blatta lateralis). Estas espécies têm em comum o pequeno tamanho e a capacidade de infestar áreas domésticas e comerciais.

  • Hábitos e locais onde costumam ser encontradas : As pequenas baratas costumam se refugiar em locais escuros, quentes e úmidos durante o dia, como fendas, fendas, atrás de eletrodomésticos e em depósitos. São noturnos e se alimentam de uma grande variedade de matéria orgânica, incluindo restos de comida, migalhas, papel e papelão. Eles podem ser difíceis de detectar devido ao seu tamanho e capacidade de se esconder em espaços apertados.


Medidas de prevenção e controle:

Para prevenir e controlar infestações por pequenas baratas, diversas medidas podem ser tomadas:


  1. Manter a limpeza : Limpar regularmente a cozinha e as áreas de preparação de alimentos, retirando restos de alimentos e mantendo os espaços livres de migalhas e resíduos orgânicos.

  2. Vedação de rachaduras e fendas : Identifique e sele todas as rachaduras e fendas em paredes, pisos, tetos e ao redor de canos e fios para evitar que baratas entrem no interior.

  3. Armazenamento adequado de alimentos : Armazene os alimentos em recipientes herméticos e mantenha as áreas de armazenamento limpas e arrumadas.

  4. Eliminação de fontes de água : Reparar eventuais vazamentos de água e evitar o acúmulo de água estagnada em pias, banheiros e outros locais úmidos.

  5. Uso de armadilhas e iscas : Coloque armadilhas e iscas específicas para baratas em áreas onde há suspeita de infestações, seguindo as instruções do fabricante.

Identificação de pequenas baratas voadoras

🔍 Pequenas baratas voadoras podem ser especialmente difíceis de identificar devido ao seu pequeno tamanho e são frequentemente confundidas com outras pragas domésticas. Abaixo estão algumas características específicas e dicas para identificar corretamente essas baratas em comparação com outras espécies.


Características específicas de pequenas baratas voadoras


  1. Tamanho: Geralmente, as pequenas baratas voadoras medem entre 1,3 e 1,6 centímetros de comprimento, o que as torna menores do que muitas outras baratas comuns, como a barata americana, que pode medir até 4 centímetros.

  2. Cor: Sua coloração pode variar do marrom claro até tons mais escuros de marrom avermelhado, dependendo da espécie.

  3. Asas: Apesar de seu pequeno tamanho, desenvolveram asas que cobrem a maior parte do abdômen, o que é uma indicação importante de sua capacidade de voar ou planar.

  4. Comportamento: Essas baratas costumam ser atraídas por luzes e podem ser vistas voando em direção a fontes de luz à noite.


Como identificá-los corretamente em comparação com outras baratas


  1. Observação do comportamento de voo: Ao contrário da barata alemã, que não voa, as pequenas baratas voadoras usam as asas para se deslocarem de um lugar para outro, principalmente de alturas, ou para escapar rapidamente.

  2. Exame de asas: Em comparação com outras baratas que podem ter asas mais curtas ou até mesmo nenhuma asa (como algumas espécies juvenis), as pequenas baratas voadoras têm asas bem desenvolvidas que lhes permitem voar.

  3. Local de encontro: Se forem frequentemente encontrados perto de fontes de luz ou em áreas altas da casa, como tetos ou andares superiores, é provável que sejam pequenas baratas voadoras.

  • Comparação de tamanhos e cores: Embora outras espécies, como a barata-de-faixa-marrom, também sejam pequenas e possam voar, a identificação pode ser esclarecida observando detalhes como o padrão de cores do corpo ou o comportamento típico da espécie em questão.

Tipos de baratas voadoras

As baratas voadoras são uma variante menos comum, mas igualmente preocupante, dessas pragas. A seguir são descritas as espécies de baratas que têm capacidade de voar, as situações em que podem ser encontradas e os métodos para evitar a sua proliferação.


  • Descrição das espécies de baratas capazes de voar : Embora a maioria das baratas não voe, algumas espécies têm a capacidade de fazê-lo. Entre as espécies de baratas que podem voar está a barata americana (Periplaneta Americana). Esse tipo de barata possui asas bem desenvolvidas e pode voar distâncias curtas quando necessário, embora prefira se locomover correndo.

  • Situações onde as baratas voadoras podem ser encontradas : As baratas voadoras podem ser encontradas em uma variedade de situações e ambientes. São frequentemente vistos em áreas urbanas e comerciais, como restaurantes, padarias e armazéns de alimentos, onde encontram facilmente alimentos e condições favoráveis ​​à sua sobrevivência. Eles também podem entrar nas casas através de fendas e fendas em busca de comida e abrigo.

Métodos para prevenir a proliferação de baratas aladas:

Para evitar a proliferação de baratas voadoras, você pode seguir estes métodos de controle:


  1. Mantenha a limpeza : Limpe regularmente a cozinha e as áreas de preparação de alimentos para remover restos de alimentos e manter as superfícies livres de migalhas e detritos orgânicos.

  2. Vedação de rachaduras e fendas : Identifique e sele todas as rachaduras e fendas em paredes, pisos, tetos e ao redor de canos e fios para evitar que baratas entrem no interior.

  3. Armazenamento adequado de alimentos : Armazene os alimentos em recipientes herméticos e mantenha as áreas de armazenamento limpas e arrumadas para evitar atrair baratas.

  4. Eliminação de fontes de água : Reparar eventuais vazamentos de água e evitar o acúmulo de água estagnada em pias, banheiros e outros locais úmidos.

  5. Controle Profissional de Pragas : Em casos graves de infestação de baratas voadoras, pode ser necessário recorrer a serviços profissionais de controle de pragas para eliminá-las efetivamente e prevenir seu retorno.

Métodos de prevenção

⛔Prevenir a entrada de baratas voadoras em casa é uma estratégia fundamental para evitar infestações e problemas associados. Aqui apresento várias dicas eficazes e medidas específicas que você pode tomar para bloquear o acesso deles:


Dicas Gerais de Prevenção


  1. Mantenha a limpeza: Certifique-se de manter a cozinha e o banheiro limpos, pois migalhas e respingos podem atrair baratas. Limpe regularmente debaixo dos aparelhos e em áreas de difícil acesso onde possam acumular-se restos de comida.

  2. Elimine fontes de água: As baratas precisam de água para sobreviver, portanto, eliminar fontes de umidade é crucial. Repare canos com vazamento e certifique-se de que as áreas ao redor das pias e banheiras estejam secas.

  3. Gerencie o lixo adequadamente: Use latas de lixo com tampas bem fechadas e esvazie-as regularmente. Armazene o lixo em recipientes fechados fora de sua casa até o dia da coleta.


Medidas específicas para bloquear seu acesso


  1. Vedação de portas: Inspecione e sele todas as rachaduras e fendas nas paredes, ao redor de janelas e portas e na fundação de sua casa. Use calafetagem ou um selante adequado para fechar esses espaços por onde as baratas podem entrar.

  2. Telas em janelas e aberturas de ventilação: Instale ou repare telas em janelas e aberturas de ventilação. Certifique-se de que estejam bem apertados e sem rasgos para evitar que baratas voadoras voem ou subam por essas entradas.

  3. Portas apertadas: certifique-se de que as portas externas se encaixem perfeitamente em suas molduras. Use fitas de vedação ou fitas de vedação na parte inferior das portas para fechar quaisquer lacunas por onde as baratas possam passar.

  4. Controle a iluminação externa: As baratas voadoras são atraídas pela luz, portanto, minimizar a iluminação externa perto das entradas pode ajudar a reduzir sua atração pela sua casa. Considere usar luzes com espectro menos atraente para insetos, como lâmpadas de sódio de baixa pressão ou LEDs com temperaturas de cor ajustadas.

  • Verificando os itens antes de trazê-los para casa: Verifique as caixas, sacolas e outros itens antes de trazê-los para dentro. As baratas podem se esconder nesses materiais, principalmente se vierem de locais infestados.

Estes são os melhores produtos que você pode aplicar para eliminar as baratas da sua casa:

1. Gel de isca inseticida


O gel anti-baratas é o melhor produto para matar baratas, pois sua concentração é muito eficaz e sua função é eliminar ninhos e bolsas de baratas.

💬 Permanece ativo por até 12 meses!! Uma seringa é suficiente para tratar superfícies de até 50m2

2. Armadilhas pegajosas


Armadilhas pegajosas para baratas irão ajudá-lo não apenas a capturar baratas, mas também a monitorá-las e fazer o acompanhamento após algumas semanas para ver se você não tem mais baratas em sua casa. São armadilhas muito econômicas e você também pode colocá-las em qualquer lugar da casa, pois seu papelão é bastante resistente e fácil de colocar.

💬 Este é o pacote perfeito para acabar com as baratas!

3. Descarga Total, bomba de fumaça inseticida


Outro inseticida essencial para eliminar os percevejos é a descarga total, também conhecido como bomba de inseticida. Este produto é aplicado por nebulização e tem um efeito imediato. Com uma unidade de descarga total você pode cobrir um espaço de aproximadamente 15 metros quadrados. Sua forma de aplicação é muito fácil, já que você deve colocar o frasco verticalmente em um local elevado do cômodo; ao pressionar o pulsador, você ativa a descarga. Você deve deixar o cômodo ou área de aplicação fechada durante um período de 4 a 5 horas para que seu efeito seja o mais eficaz possível. Após a aplicação, você pode ventilar a área e fazer uma revisão das zonas afetadas pelas baratas e voltar à vida normal.

Como Prevenir as Pragas de Baratas e quais Produtos Posso Aplicar?

Agora que você já sabe como matar baratas, é essencial que você faça uma manutenção adequada para ter certeza de que elas não retornarão. Uma limpeza correta do seu lar será sempre sua principal aliada para manter qualquer inseto o mais distante possível da sua casa.


Mesmo assim, isso pode não ser suficiente quando houve uma infestação grave de baratas, ou nos casos em que as baratas voltam a visitar com frequência. Se você quer ter total tranquilidade de que não terá mais esses insetos, aqui estão os produtos com os quais você pode completar o tratamento:

1. Limpador de chão anti-baratas


Inclua um inseticida limpador de chão anti-baratas na manutenção da sua casa. Você só precisa diluí-lo na água que usa para limpar, como substituto da água sanitária, ou umedecer o pano de limpeza. Você pode usar este limpador para todos os tipos de pisos e aumentará a proteção contra baratas e todo tipo de insetos rastejantes.
 
A aplicação deste limpador contra baratas será dirigida principalmente para rodapés e pisos usando o pano ou a mop com o produto diluído em água. Será um bom aliado para combater a limpeza e proteção contra baratas.

2. Laca barreira inseticida


Aplica uma laca inseticida como Stop rastejantes ou Masterlac nas áreas onde houve ninhos de baratas e também em suas áreas habituais de passagem. Além disso, esta laca em forma de aerosol atua deixando uma barreira invisível e muito resistente nas áreas pulverizadas, de tal maneira que pode eliminar baratas e muitos outros insetos de maneira instantânea apenas por entrar em contato com eles. Esta laca tem eficácia contra os insetos rastejantes com propriedades para profissionais mas de uso doméstico e muito focado contra as baratas.

3. Armadilhas com atrativo


A melhor maneira de realizar um acompanhamento completo e eficaz das baratas é instalando armadilhas com atrativo. Dessa forma, você poderá monitorar a praga e garantir que tenha se livrado completamente delas. Essas armadilhas podem eliminar as baratas, pois são altamente eficazes devido ao seu atrativo alimentar especial que atrai as baratas. São limpas e não produzem nenhum tipo de odor.

Você só precisa colocá-las perto dos locais habituais de nidificação e passagem e revisá-las periodicamente para ver se alguma barata ficou presa na cola da armadilha. A aplicação desta armadilha é fácil e o atrativo para baratas tem uma duração de 4 semanas.

4. NovaClac R3 Barreira Repelente Anti-Insetos e Carrapatos (Cães)


O NovaClac R3 é um inseticida com efeito de barreira para insetos voadores e rastejantes, versátil para superfícies, rodapés, cantos, quinas, molduras, cortinas, tapetes e locais de passagem e focos de infestação frequentados pelos insetos. O produto age por contato entre 3 e 8 semanas, dependendo do estado da superfície e se foi diluído com água. Os insetos que pousam ou passam sobre as superfícies tratadas morrem alguns minutos depois. Ideal para o ambiente de animais domésticos, incluindo gaiolas de aves.

O modo de uso deste inseticida pode ser puro ou diluído em água. No caso de diluição, deve-se diluir 5 litros de NovaClac em 10 litros de água. A composição deste inseticida o torna um forte repelente de baratas. Caso queira pulverizar uma área grande, também o temos disponível em embalagem de 5 litros.

Perguntas Frequentes Sobre de Onde Vêm as Baratas Voadoras

Por que baratas voadoras entram na minha casa?

Baratas voadoras entram nas casas principalmente em busca de alimento, água e abrigo. Os fatores que podem atraí-las incluem:

  1. Acesso a alimentos : Restos de comida, migalhas e lixo exposto são atrativos para elas.
  2. Umidade : Elas são atraídas por áreas úmidas, como pias, banheiros e locais com vazamentos de água.
  3. Entradas acessíveis : Podem entrar através de rachaduras, janelas sem vedação, portas e outras pequenas aberturas.
  4. Condições climáticas : Muitas vezes entram nas casas para escapar das condições extremas do lado de fora, como calor excessivo ou chuvas.

Onde as baratas voadoras fazem ninhos?

Baratas voadoras, como a maioria das baratas, preferem fazer seus ninhos em locais quentes, úmidos e escuros. Aqui estão alguns dos lugares comuns onde podem fazer ninho:

  1. Debaixo de eletrodomésticos : Locais como debaixo da geladeira ou da máquina de lavar são ideais devido ao calor gerado por esses aparelhos.
  2. Rachaduras e fendas : Usam pequenas rachaduras nas paredes, rodapés ou ao redor de janelas e portas para se esconder e aninhar.
  3. Armários e gavetas : Preferem espaços fechados e escuros como armários e gavetas, especialmente se estiverem próximos a fontes de alimento ou água.
  4. Áreas de escoamento : As baratas podem fazer ninhos em áreas úmidas, como debaixo de pias ou perto de canos com vazamentos.
  5. Pilhas de papelão ou papel : Muitas vezes se escondem e fazem ninhos em pilhas de papel, livros, caixas de papelão e outros materiais desordenados.

Como evitar que as baratas voadoras entrem em casa?

Para evitar que as baratas voadoras entrem em sua casa, certifique-se de:

  1. Vedar entradas : Feche rachaduras e aberturas em portas, janelas e paredes.
  2. Manter a limpeza : Limpe regularmente, não deixe alimentos expostos e guarde o lixo em recipientes fechados.
  3. Controlar a umidade : Conserte vazamentos e garanta uma boa ventilação para evitar ambientes úmidos.
  4. Usar repelentes naturais : Aplique óleos essenciais como hortelã ou eucalipto em áreas suscetíveis.

O que atrai as baratas voadoras?

As baratas voadoras são atraídas por vários fatores em um ambiente doméstico, principalmente:

  1. Alimentos : Restos de comida, migalhas e lixo exposto são altamente atrativos para elas.
  2. Água : A umidade e as fontes de água, como torneiras pingando e áreas úmidas, são essenciais para sua sobrevivência.
  3. Abrigo : Preferem locais escuros, quentes e úmidos, como debaixo de eletrodomésticos, em rachaduras e armários.
  4. Desordem : Pilhas de papéis, caixas de papelão e outros resíduos oferecem excelentes esconderijos.