Os melhores repelentes de mosquitos e como proteger sua casa
|
|
Tempo de leitura 9 min
|
|
Tempo de leitura 9 min
Com a chegada do verão, certamente vai querer sair ao terraço ou ao jardim e passar uma noite agradável ao ar livre. Porém, os mosquitos também querem sair e podem transformar seu tempo de descanso em um inferno. Explicamos como assustá-los com um repelente de mosquitos para que você possa aproveitar o ar livre sem preocupações.
Tabela de conteúdos
Repelente de mosquitos é qualquer produto que tenha como objetivo espantar esses insetos (e não eliminá-los). Geralmente utiliza substâncias que os mosquitos não gostam para conseguir esse efeito, por exemplo, à base de citronela ou essência de alho.
Os repelentes podem vir em diversos formatos, como velas, tochas, sprays, difusores... Mas têm sempre o mesmo objetivo: mantê-los longe de nós, criando uma área segura para que não nos mordam.
Dependendo das circunstâncias em que precisamos repelir os mosquitos, será melhor utilizar um formato específico de repelente. Por exemplo, para uma excursão à floresta podemos usar um repelente portátil para levar conosco, e para o jardim ou pátio podemos usar um repelente difusor colocado sobre uma mesa.
O Repelente de Mosquitos Thermacell é uma opção ideal para estadias ao ar livre, pois cria uma bolha protetora e tem a vantagem de:
✗ Não é necessário impregnar a pele com sprays.
✗ Não possui chama visível.
✗ Não cria odores nem fumaça.
✗ Não há necessidade de limpar ou remover mosquitos.
Os repelentes criam uma zona livre de mosquitos usando produtos que repelem os mosquitos, mas são inofensivos para os humanos.
No caso do repelente de mosquitos Thermacell , o repelente se difunde por meio da vaporização causada pelo calor. Thermacell carrega uma pequena carga de combustão que aquece as placas repelentes e dispersa o produto no ar, criando a área de proteção de forma confortável, sem odores e silenciosa.
Para começar a usar o repelente Thermacell, basta seguir alguns passos muito simples. Tanto o repelente portátil quanto o difusor funcionam com o mesmo sistema, utilizando uma carga de butano que aquece as placas impregnadas do repelente que, com o calor, espalham o repelente no ar.
Portanto, o primeiro passo é colocar a placa repelente. A seguir colocamos a carga de combustão, fechamos o aparelho e ligamos com o botão “ON”. Esperamos cerca de cinco segundos e pressionamos “START”. Em breve teremos uma área livre de mosquitos de 20 metros quadrados.
Se não tiver certeza se o dispositivo está funcionando, você pode olhar pelo orifício de visualização e verificar se a luz laranja está acesa. Se não houver luz, volte à posição ON e repita o START rapidamente duas ou três vezes. Verifique a cor do prato: se estiver claro ou branco, sumiu e é preciso trocá-lo. Você também deve verificar a recarga da combustão.
Ao terminar de usar o repelente, desligue-o e deixe esfriar antes de guardá-lo. Ao colocar as peças de reposição, verifique sempre se está na posição DESLIGADO e frio.
Repelente portátil de mosquitos | Termocélula
Novo modelo melhorado que repelirá os mosquitos. Fácil de usar, portátil e altamente eficaz no controle de mosquitos.
Difusor repelente de mosquitos | Termocélula
Para desfrutar do seu jardim, pátio, alpendre, relvado, à volta da piscina, churrasqueira, e todos aqueles momentos de lazer ao ar livre com a família e amigos sem o incómodo dos mosquitos.
Como mencionamos no início, além dos Thermacell, existem os repelentes tradicionais, à base de citronela (velas, géis...), e também sprays químicos para aplicar em nossa pele. Mostraremos alguns a seguir.
Repelentes de citronela
Gel anti mosquitos Citronela
Este gel é um produto à base de essências naturais de citronela e geraniol que impregna o ambiente com uma fragrância fresca e agradável de limão.
Pode ser usado em qualquer área da casa: interiores, sala de estar, sala de jantar, quarto exteriores: jardim, varanda.
A Citronela é uma planta conhecida por suas propriedades como repelente de mosquitos, mas possui muitos outros usos e benefícios. A origem da citronela vem da Índia e do Sri Lanka, sendo muito cultivada no sudeste asiático. Ela provém de uma planta que pode medir até um metro e meio de altura, com folhas em forma de fita, rígidas, de cor verde glauco.
Como afastar os mosquitos com gel de citronela
O gel de citronela é uma forma de afastar os mosquitos e evitar, assim, que esses insetos voadores invadam os espaços da sua casa e causem aquelas dolorosas picadas. O gel de citronela é o mais simples, pois seu efeito é direto no seu jardim ou em vasos para ter em casa e colocá-los em varandas ou janelas.
Os repelentes químicos de mosquitos, na sua grande maioria, são feitos de um composto que tem sido utilizado por mais de 40 anos, conhecido como DEET (N,N-Dietil-meta-toluamida) e que ainda hoje se mostra eficaz contra mosquitos.
Este composto é apresentado em diferentes modalidades: loções, cremes, sprays, sabonetes de banho, roll on, entre outros.
Os mosquitos são atraídos pelo cheiro da pele e pelo dióxido de carbono produzido pela exalação, sendo o DEET um composto químico, suas propriedades foram adaptadas de forma que, ao entrar em contato com a pele, os sentidos dos mosquitos sejam bloqueados e eles não se aproximem da pessoa que o aplicou.
Antimosquitos Repelente Spray DEET 50% - Care Plus
O repelente para mosquitos Care Plus oferece uma proteção eficaz contra picadas de mosquitos por 8 horas e apresenta um composto de 50% de DEET, o repelente mais forte para mosquitos e outros insetos que podem transmitir doenças. Repelente antimosquitos corporal também disponível em farmácias e supermercados.
Cujo principal componente é o DEET, adequado para qualquer região do mundo. Não aplicar em crianças menores de 2 anos nem em áreas sensíveis como o rosto.
Seu efeito é muito alto durante as primeiras 4-6 horas. Se você precisar combinar com proteção solar, aplique primeiro o protetor solar sobre a pele e depois aplique o spray repelente Care Plus para assim favorecer a proteção.
Sua atuação nas condições climáticas e ambientais mais extremas. Deve ser aplicado somente durante a estadia em áreas de alto risco de transmissão de doenças tropicais como malária, febre amarela ou zika. DEET é eficaz contra picadas de insetos, por exemplo: mosquitos, mutucas, carrapatos, mosca negra, pulga, percevejo ou piolhos.
O repelente de mosquitos repelente de mosquitos Care Plus é composto por 50% de Deet. Oferece alta proteção contra picadas de mosquitos por um período de até 10-11 horas. Para um uso ótimo e correto deste produto, no caso de uso de protetor ou bronzeador solar, deve-se aplicar primeiro os anteriormente mencionados e depois o repelente para garantir a proteção.
Ao se tratar de um spray anti mosquitos com alto conteúdo de Deet, deve-se considerar os seguintes fatores:
Para começar, você deve saber que em todos os casos é necessário ler e seguir as instruções na etiqueta. Para crianças entre 2 e 12 anos de idade, deve-se evitar ao máximo múltiplas aplicações. Da mesma forma, a maioria dos produtos contém entre 25% e 35% de concentração de DEET. Em crianças deve-se usar uma concentração mais baixa, aproximadamente de 10% de concentração de DEET, testando antes de aplicá-lo em uma pequena parte do braço e esperar para ver se há alguma reação alérgica.
Não deve também aplicar o repelente diretamente no rosto, se a criança (igualmente aplicável no caso de adultos) apresenta picadas frequentes no rosto, deve-se primeiro aplicar o produto nas mãos e depois no rosto.
Os fatores que devem ser considerados ao aplicar repelente em crianças são:
Para identificar o melhor repelente de mosquitos elétrico, avalie sua eficácia por meio de resenhas, certifique-se de que cubra a área desejada, escolha o tipo de repelente de acordo com suas preferências (químico, ultrassom, luz UV), considere a segurança para crianças e animais de estimação, verifique a durabilidade e facilidade de manutenção, opte por portabilidade se necessário, revise o consumo de energia e compare o custo com a eficácia e os gastos operacionais.
Os antimosquitos de tomada funcionam por meio da emissão de ultrassons que repelem os mosquitos, a liberação de repelentes químicos ou naturais para criar um ambiente hostil, ou a atração e eliminação de mosquitos usando luz UV e uma grade elétrica ou superfície adesiva. Eles se conectam à corrente elétrica e sua eficácia é limitada a uma área específica, como um quarto. A escolha depende de preferências pessoais e considerações de segurança.
A eficácia dos repelentes eletrônicos, especialmente os ultrassônicos, é amplamente debatida e varia de acordo com a praga. Para mosquitos, a evidência científica sugere uma eficácia limitada. Contra roedores, podem ser inicialmente incômodos, mas seu efeito diminui com o tempo. Sua eficácia contra outras pragas como formigas e baratas também é variável. Recomenda-se usar esses dispositivos como parte de uma abordagem integrada de manejo de pragas, combinando-os com outras medidas de prevenção e controle.
Os aparelhos repelentes de mosquitos que liberam substâncias químicas ou naturais geralmente começam a fazer efeito quase imediatamente, notando-se uma redução na presença de mosquitos em minutos até uma hora. Os dispositivos ultrassônicos, cuja eficácia é debatida, podem ter um efeito menos perceptível. A rapidez do efeito depende do tipo de dispositivo, do tamanho do quarto e da circulação do ar.
Os aparelhos repelentes de mosquitos podem permanecer ligados de forma contínua, mas é essencial seguir as instruções do fabricante e considerar as recomendações específicas sobre o uso. Para dispositivos que liberam substâncias químicas ou naturais, e para os ultrassônicos, revise as diretrizes de segurança para evitar riscos elétricos. Além disso, leve em conta a eficiência energética e o custo operacional ao decidir quanto tempo mantê-los ligados.