Quais Tipos de Baratas Habitam na Espanha?

Escrito por: Remi Hogar

|

|

Tempo de leitura 16 min

As baratas são insetos onipresentes na Espanha, com várias espécies infestando residências, empresas e ambientes urbanos. Entre as espécies mais comuns estão as baratas alemãs, orientais, americanas, de faixa marrom e mediterrâneas. Essas baratas variam em tamanho, cor e hábitos, mas compartilham a capacidade de transmitir doenças e causar danos materiais. É essencial compreender as suas características e hábitos para implementar medidas eficazes de controlo e prevenção.

Explicamos como matar baratas e quais produtos você pode aplicar da forma mais econômica e eficaz.

barata

Características Gerais das Baratas

As baratas, membros da ordem Blattodea , são insetos que existem há milhões de anos, adaptando-se a uma variedade de ambientes ao redor do mundo. São criaturas noturnas e podem ser encontradas em uma ampla variedade de habitats, desde áreas urbanas até ambientes naturais.


  1. Descrição geral das baratas : As baratas são caracterizadas por terem corpo achatado, antenas longas e pernas adaptadas para correr rapidamente. Eles variam em tamanho, desde alguns centímetros até espécies muito maiores. Sua cor pode variar do marrom ao preto, dependendo da espécie e do ambiente em que se encontram.

  2. Ciclo de vida e hábitos comuns : O ciclo de vida de uma barata começa com o ovo, que eclode em uma ninfa, um estágio imaturo semelhante à forma adulta, mas menor e sem asas. As ninfas trocam seu exoesqueleto várias vezes antes de se tornarem adultas. As baratas são onívoras e se alimentam de uma grande variedade de matéria orgânica, incluindo alimentos, papel, papelão e até matéria fecal. Eles preferem áreas quentes e úmidas para viver e procriar, como cozinhas, banheiros e porões.

  3. Riscos para a saúde e para as famílias : As baratas podem representar um risco para a saúde humana, pois podem transportar e transmitir uma variedade de patógenos, incluindo bactérias, vírus e parasitas. Suas fezes e descamação de pele também podem desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios em algumas pessoas. Além disso, as baratas podem contaminar alimentos e danificar propriedades ao mastigar materiais como papel, papelão e tecidos.

Tipos de baratas na Espanha

Para compreender melhor a diversidade de baratas que vivem em Espanha, é útil classificá-las em diferentes secções de acordo com as suas características e habitats. Abaixo está uma descrição detalhada dos tipos de baratas mais comuns na Espanha, juntamente com sua distribuição geográfica no país.

Barata Alemã (Blattella germanica)

Barata Alemã

A barata alemã, cientificamente conhecida como Blattella germanica, é uma das espécies de baratas mais comuns e problemáticas em Espanha. Esta pequena espécie representa uma preocupação significativa para a saúde pública e higiene doméstica. Abaixo está uma descrição detalhada desta espécie:


  • Descrição : A barata alemã se caracteriza pelo seu pequeno tamanho, com comprimento que varia entre 1,3 e 1,6 centímetros. Sua coloração geral é marrom clara, com duas faixas escuras distintas no pronoto, região dorsal do tórax. Essas faixas são geralmente mais pronunciadas em ninfas e espécimes jovens. Tem asas, mas raramente voa e prefere se mover correndo rapidamente.

  • Hábitos e Características : Esta espécie é principalmente noturna e se esconde em fendas e fendas durante o dia, sendo difícil de ser detectada. Alimenta-se de uma grande variedade de alimentos, incluindo restos de comida, migalhas, papelão e papel. As baratas alemãs têm uma alta capacidade reprodutiva, o que pode levar a infestações rápidas e extensas se não for devidamente controlada.

  • Riscos para a saúde e para o lar : As baratas alemãs carregam patógenos que podem causar doenças em humanos, incluindo bactérias, vírus e parasitas. Além disso, suas fezes e descamação de pele podem desencadear reações alérgicas em algumas pessoas. Eles também podem contaminar alimentos e causar danos materiais ao mastigar papel, papelão e outros materiais.

Distribuição Geográfica na Espanha : A barata alemã é encontrada em todo o território espanhol, sendo mais comum em áreas urbanas e no interior de edifícios. Prefere ambientes quentes e úmidos, como cozinhas, banheiros, porões e áreas de armazenamento de alimentos.

Barata Oriental (Blatta orientalis)

Barata Oriental

A barata oriental, cientificamente conhecida como Blatta orientalis, é uma das maiores e mais comuns espécies de baratas encontradas na Espanha. Esta espécie, embora menos prevalente que a barata alemã, continua a ser uma grande preocupação de saúde pública e higiene doméstica. Abaixo está uma descrição detalhada desta espécie:


  • Descrição : A barata oriental é maior em tamanho que a barata alemã, com comprimento que varia entre 2,5 e 3 centímetros. Caracteriza-se pela cor marrom escuro a preto, com pronoto liso e brilhante. Suas asas são curtas e não podem voar.

  • Hábitos e características : Assim como outras espécies de baratas, a barata oriental é principalmente noturna e se esconde durante o dia em fendas e fendas. Tem uma dieta onívora e se alimenta de uma variedade de matéria orgânica, incluindo resíduos de alimentos, matéria fecal, papel e papelão. Esta espécie prefere habitats quentes e úmidos, como porões, esgotos e áreas de armazenamento.

  • Riscos para a saúde e para o lar : As baratas orientais podem transmitir uma variedade de patógenos que podem causar doenças em humanos, incluindo bactérias, vírus e parasitas. Seus excrementos e secreções podem desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios em algumas pessoas. Além disso, eles podem contaminar alimentos e danificar propriedades ao mastigar materiais como papel e papelão.

Distribuição Geográfica em Espanha : A barata oriental é encontrada principalmente nas zonas quentes e húmidas do sul de Espanha, especialmente nas regiões costeiras. Pode ser encontrado em ambientes urbanos e suburbanos, bem como em áreas industriais e comerciais.

Barata Americana (Periplaneta Americana)

Barata americana

A barata americana, cientificamente conhecida como Periplaneta Americana, é uma das maiores e mais reconhecidas espécies de baratas encontradas na Espanha. Apesar do nome, esta espécie é nativa de África e espalhou-se ao longo dos séculos por regiões de todo o mundo, incluindo Espanha. Abaixo está uma descrição detalhada desta espécie:


  • Descrição : A barata americana é uma das maiores baratas, com comprimento que pode atingir até 4 centímetros. É caracterizada por sua coloração marrom-avermelhada e uma borda clara ao redor do pronoto, região dorsal do tórax. Possui asas bem desenvolvidas que lhe permitem voar, embora geralmente prefira correr rapidamente.

  • Hábitos e características : Assim como outras baratas, a barata americana é principalmente noturna e se esconde durante o dia em locais escuros e úmidos. Alimenta-se de uma grande variedade de matéria orgânica, incluindo resíduos de alimentos, matéria fecal, papel e papelão. Esta espécie prefere habitats quentes e úmidos, como porões, esgotos e áreas de armazenamento.

  • Riscos para a saúde e para o lar : As baratas americanas podem transmitir uma variedade de patógenos que podem causar doenças em humanos, incluindo bactérias, vírus e parasitas. Seus excrementos e secreções podem desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios em algumas pessoas. Além disso, eles podem contaminar alimentos e danificar propriedades ao mastigar materiais como papel e papelão.

  • Distribuição Geográfica na Espanha : A barata americana é encontrada em todo o país, mas é mais comum em áreas urbanas e comerciais. Prefere ambientes quentes e úmidos, como cozinhas, banheiros, porões e áreas de armazenamento de alimentos.

Periplaneta Australasiae (barata australiana)

Barata australiana

A barata australiana, cientificamente conhecida como Periplaneta australasiae, é uma espécie de barata que, apesar do nome, é encontrada em diversas regiões do mundo, inclusive na Espanha. Embora não seja tão comum como outras espécies de baratas, pode ser um problema em ambientes urbanos e rurais. Abaixo está uma descrição detalhada desta espécie:


  • Descrição : A barata australiana é de tamanho médio, com comprimento variando entre 2 e 3 centímetros. Sua coloração varia do marrom ao marrom avermelhado e possui pronoto com uma distinta linha escura em forma de "V" invertido na parte posterior da cabeça. Suas asas são bem desenvolvidas e podem cobrir completamente o abdômen.

  • Hábitos e características : Assim como outras baratas, a barata australiana é noturna e se esconde durante o dia em fendas, fendas e outros locais escuros e protegidos. Alimenta-se de uma variedade de matéria orgânica, incluindo restos de comida, migalhas, papel e papelão. Prefere ambientes quentes e úmidos, como depósitos, cozinhas e banheiros.

  • Riscos para a saúde e para as famílias : Embora a barata australiana não seja considerada uma espécie de barata transmissora de doenças na mesma medida que outras espécies, ela ainda pode representar um risco para a saúde humana. Pode contaminar alimentos e superfícies com bactérias e outros patógenos, e seus excrementos e secreções podem provocar alergias em algumas pessoas.

  • Distribuição Geográfica na Espanha : A barata australiana é encontrada em diversas regiões da Espanha, principalmente em áreas urbanas e rurais onde o clima é mais quente e úmido. Pode ser encontrado em ambientes próximos a fontes de alimentos e água, como cozinhas, banheiros e depósitos.

Tipos de pequenas baratas

As pequenas baratas são uma preocupação comum em muitas residências e ambientes comerciais na Espanha. Embora o seu tamanho possa ser menor do que o de outras espécies, a sua capacidade de infestar e causar problemas de saúde e saneamento não deve ser subestimada. Abaixo estão informações sobre as pequenas baratas mais comuns, seus hábitos e locais onde costumam ser encontradas, bem como medidas de prevenção e controle.


  • Identificação das pequenas baratas mais comuns : As pequenas baratas mais comuns encontradas na Espanha incluem a barata alemã (Blattella germanica), a barata de faixa marrom (Supella longipalpa) e a barata do Mediterrâneo (Blatta lateralis). Estas espécies têm em comum o pequeno tamanho e a capacidade de infestar áreas domésticas e comerciais.

  • Hábitos e locais onde costumam ser encontradas : As pequenas baratas costumam se refugiar em locais escuros, quentes e úmidos durante o dia, como fendas, fendas, atrás de eletrodomésticos e em depósitos. São noturnos e se alimentam de uma grande variedade de matéria orgânica, incluindo restos de comida, migalhas, papel e papelão. Eles podem ser difíceis de detectar devido ao seu tamanho e capacidade de se esconder em espaços apertados.


Medidas de prevenção e controle:

Para prevenir e controlar infestações por pequenas baratas, diversas medidas podem ser tomadas:


  1. Manter a limpeza : Limpar regularmente a cozinha e as áreas de preparação de alimentos, retirando restos de alimentos e mantendo os espaços livres de migalhas e resíduos orgânicos.

  2. Vedação de rachaduras e fendas : Identifique e sele todas as rachaduras e fendas em paredes, pisos, tetos e ao redor de canos e fios para evitar que baratas entrem no interior.

  3. Armazenamento adequado de alimentos : Armazene os alimentos em recipientes herméticos e mantenha as áreas de armazenamento limpas e arrumadas.

  4. Eliminação de fontes de água : Reparar eventuais vazamentos de água e evitar o acúmulo de água estagnada em pias, banheiros e outros locais úmidos.

  5. Uso de armadilhas e iscas : Coloque armadilhas e iscas específicas para baratas em áreas onde há suspeita de infestações, seguindo as instruções do fabricante.

Tipos de baratas em casa

As baratas são uma preocupação comum nos lares espanhóis e diferentes espécies podem infestar esses ambientes domésticos. Abaixo estão as baratas mais comuns que costumam ser encontradas nas residências, as características que facilitam sua presença no ambiente doméstico e dicas para evitar uma infestação em casa.


  • Baratas que costumam infestar residências : As baratas mais comuns que costumam infestar residências na Espanha são a barata alemã (Blattella germanica), a barata de faixa marrom (Supella longipalpa) e a barata americana (Periplaneta Americana). Essas espécies podem entrar nas residências em busca de alimento, abrigo e condições de umidade adequadas à sua sobrevivência e reprodução.

  • Características que facilitam sua presença no ambiente doméstico : As baratas podem entrar nas residências através de frestas e fendas nas paredes, pisos e tetos, bem como ao longo de canos e cabos. Eles encontram abrigo em locais escuros e quentes, como atrás de eletrodomésticos, armários e áreas de armazenamento. Alimentam-se de uma variedade de matéria orgânica, incluindo restos de comida, migalhas, papel e papelão, frequentemente encontrados em cozinhas e áreas de preparação de alimentos.

Dicas para prevenir uma infestação em casa:

Para evitar uma infestação de baratas em casa, você pode seguir estas dicas:


  1. Manter a limpeza : Limpar regularmente a cozinha e as áreas de preparação de alimentos, removendo restos de alimentos e mantendo as superfícies livres de migalhas e detritos orgânicos.

  2. Vedação de rachaduras e fendas : Identifique e sele todas as rachaduras e fendas em paredes, pisos, tetos e ao redor de canos e fios para evitar que baratas entrem no interior.

  3. Armazenamento adequado de alimentos : Armazene os alimentos em recipientes herméticos e mantenha as áreas de armazenamento limpas e arrumadas para evitar atrair baratas.

  4. Eliminação de fontes de água : Reparar eventuais vazamentos de água e evitar o acúmulo de água estagnada em pias, banheiros e outros locais úmidos.

  5. Uso de armadilhas e iscas : Coloque armadilhas e iscas específicas para baratas em áreas onde há suspeita de infestações, seguindo as instruções do fabricante.

Tipos de baratas voadoras

As baratas voadoras são uma variante menos comum, mas igualmente preocupante, dessas pragas. A seguir são descritas as espécies de baratas que têm capacidade de voar, as situações em que podem ser encontradas e os métodos para evitar a sua proliferação.


  • Descrição das espécies de baratas capazes de voar : Embora a maioria das baratas não voe, algumas espécies têm a capacidade de fazê-lo. Entre as espécies de baratas que podem voar está a barata americana (Periplaneta Americana). Esse tipo de barata possui asas bem desenvolvidas e pode voar distâncias curtas quando necessário, embora prefira se locomover correndo.

  • Situações onde as baratas voadoras podem ser encontradas : As baratas voadoras podem ser encontradas em uma variedade de situações e ambientes. São frequentemente vistos em áreas urbanas e comerciais, como restaurantes, padarias e armazéns de alimentos, onde encontram facilmente alimentos e condições favoráveis ​​à sua sobrevivência. Eles também podem entrar nas casas através de fendas e fendas em busca de comida e abrigo.

Métodos para prevenir a proliferação de baratas aladas:

Para evitar a proliferação de baratas voadoras, você pode seguir estes métodos de controle:


  1. Mantenha a limpeza : Limpe regularmente a cozinha e as áreas de preparação de alimentos para remover restos de alimentos e manter as superfícies livres de migalhas e detritos orgânicos.

  2. Vedação de rachaduras e fendas : Identifique e sele todas as rachaduras e fendas em paredes, pisos, tetos e ao redor de canos e fios para evitar que baratas entrem no interior.

  3. Armazenamento adequado de alimentos : Armazene os alimentos em recipientes herméticos e mantenha as áreas de armazenamento limpas e arrumadas para evitar atrair baratas.

  4. Eliminação de fontes de água : Reparar eventuais vazamentos de água e evitar o acúmulo de água estagnada em pias, banheiros e outros locais úmidos.

  5. Controle Profissional de Pragas : Em casos graves de infestação de baratas voadoras, pode ser necessário recorrer a serviços profissionais de controle de pragas para eliminá-las efetivamente e prevenir seu retorno.

Estes são os melhores produtos que você pode aplicar para eliminar as baratas da sua casa:

1. Gel de isca inseticida


O gel anti-baratas é o melhor produto para matar baratas, pois sua concentração é muito eficaz e sua função é eliminar ninhos e bolsas de baratas.

💬 Permanece ativo por até 12 meses!! Uma seringa é suficiente para tratar superfícies de até 50m2

2. Armadilhas pegajosas


Armadilhas pegajosas para baratas irão ajudá-lo não apenas a capturar baratas, mas também a monitorá-las e fazer o acompanhamento após algumas semanas para ver se você não tem mais baratas em sua casa. São armadilhas muito econômicas e você também pode colocá-las em qualquer lugar da casa, pois seu papelão é bastante resistente e fácil de colocar.

💬 Este é o pacote perfeito para acabar com as baratas!

3. Descarga Total, bomba de fumaça inseticida


Outro inseticida essencial para eliminar percevejos é a descarga total, também conhecido como bomba de inseticida. Este produto é aplicado por nebulização e tem um efeito imediato. Com uma unidade de descarga total você pode cobrir um espaço de aproximadamente 15 metros quadrados. Sua forma de aplicação é muito fácil, já que você deve colocar o recipiente verticalmente em um local elevado do cômodo; ao pressionar o pulsador, você ativa a descarga. Você deve deixar o cômodo ou área de aplicação fechado durante um período de 4 a 5 horas para que seu efeito seja o mais eficaz possível. Após a aplicação, você pode ventilar a área e fazer uma revisão das zonas afetadas pelas baratas e retornar à vida normal.

Como Prevenir as Pragas de Baratas e quais Produtos Posso Aplicar?

Agora que você já sabe como matar baratas, é essencial que você faça uma manutenção adequada para ter a certeza de que elas não voltarão a aparecer. Uma limpeza correta da sua casa será sempre sua principal aliada para manter qualquer inseto o mais longe possível da sua casa.


Mesmo assim, isso pode não ser suficiente quando houve uma infestação grave de baratas, ou nos casos em que as baratas voltam a visitar com frequência. Se você quer ter a total tranquilidade de que não terá mais esses insetos, aqui estão os produtos com os quais você poderá completar o tratamento:

1. Detergente de chão anti-baratas


Inclua um detergente de chão inseticida anti-baratas na manutenção da sua casa. Você só precisa diluí-lo na água que usa para limpar, como substituto da água sanitária, ou umedecer o pano de limpeza. Você pode usar este detergente de chão para todos os tipos de pisos e aumentará a proteção contra baratas e todo tipo de insetos rastejantes.
 
A aplicação deste detergente contra baratas será direcionada principalmente para rodapés e pisos usando o pano ou a mop com o produto diluído em água. Será um bom aliado para combater a limpeza e proteção contra baratas.

2. Laca barreira inseticida


Aplica uma laca inseticida como Stop rastejantes ou Masterlac nas áreas onde havia ninhos de baratas e também nas suas zonas habituais de passagem. Além disso, esta laca em forma de aerosol atua deixando uma barreira invisível e muito resistente nas áreas pulverizadas, de tal maneira que pode eliminar baratas e muitos outros insetos instantaneamente apenas por entrar em contato com eles. Esta laca tem eficácia contra os insetos rastejantes com propriedades para profissionais, mas de uso doméstico e muito focado contra as baratas.

3. Armadilhas com atrativo


A melhor maneira de fazer um acompanhamento completo e eficaz das baratas é instalando armadilhas com atrativo. Deste modo, você poderá monitorar a praga e garantir que acabou completamente com elas. Estas armadilhas podem eliminar as baratas, pois são altamente eficazes devido ao seu atrativo alimentar especial que atrai as baratas. São limpas e não produzem nenhum tipo de odor.

Apenas terá que colocá-las perto dos locais habituais de nidificação e de passagem e revisá-las periodicamente para ver se alguma barata ficou presa no adesivo da armadilha. A aplicação desta armadilha é fácil e o atrativo para baratas tem uma duração de 4 semanas.

4. NovaClac R3 Barreira Repelente Anti-Insetos e Carrapatos (Cães)


O Novaclac f3 é um inseticida com efeito barreira para insetos voadores e rastejantes, polivalente para superfícies, rodapés, cantos, esquinas, molduras, cortinas, remendos e os locais de passagem e focos de infestação frequentados pelos insetos. O produto atua por contato entre 3 e 8 semanas dependendo do estado da superfície e se foi diluído com água. Os insetos que pousam ou passam sobre as superfícies tratadas morrem alguns minutos depois. Ideal para o ambiente dos animais domésticos inclusive gaiolas de aves.

O modo de uso deste inseticida pode ser sem diluir ou diluído em água. No caso de ser diluído, deve diluir 5 litros de novaclac em 10 litros de água. A composição deste inseticida faz dele um forte repelente de baratas. No caso de querer fumigar uma área grande, também o temos em 5L.

Perguntas Frequentes Sobre Como Eliminar Baratas

Que tipos de baratas existem na Espanha?

  1. Barata alemã (Blattella germanica) : Pequena e de cor marrom claro, frequente em cozinhas, banheiros e lugares onde alimentos são manipulados.

  2. Barata americana (Periplaneta americana) : De maior tamanho e cor marrom avermelhada, é comum em sistemas de esgoto e porões.

  3. Barata oriental (Blatta orientalis) : De cor escura e tamanho médio, prefere áreas úmidas e frias como porões e drenos.

Como reconhecer o tipo de barata?

  1. Barata Alemã : Pequena, marrom claro com duas faixas escuras, prefere cozinhas e banheiros.
  2. Barata Americana : Grande, avermelhada, habita em esgotos e zonas subterrâneas.
  3. Barata Oriental : Média, quase negra, comum em lugares frescos e úmidos como porões.

Que tipos de baratas existem?

  1. Barata Alemã (Blattella germanica) : Pequena e de cor marrom claro, frequente em cozinhas e banheiros.
  2. Barata Americana (Periplaneta americana) : Das maiores, cor avermelhada e encontrada frequentemente em áreas úmidas e escuras como porões e esgotos.
  3. Barata Oriental (Blatta orientalis) : De tamanho médio e cor escura, prefere ambientes frescos e úmidos.
  4. Barata de Faixa Marrom (Supella longipalpa) : Mais pequena, com faixas claras em seu corpo escuro, tende a se esconder em áreas menos úmidas.

Como é a rainha das baratas?

A rainha das baratas, especialmente relevante em espécies como as baratas de madeira que vivem em colônias com estrutura social, é tipicamente maior que as outras baratas na colônia. Tem um corpo robusto e pode produzir um grande número de ovos durante sua vida. Em colônias de baratas mais tradicionais, como as baratas alemãs ou americanas, não existe uma "rainha" como tal, pois não têm uma estrutura social hierárquica; nesses casos, cada fêmea adulta é capaz de reproduzir e colocar ovos.