Pulga ou Percevejo? Conheça as Diferências

Escrito por: Remi Hogar

|

|

Tempo de leitura 8 min

As pulgas e os percevejos de cama diferem em aparência, comportamento e alimentação. As pulgas são pequenas, de cor marrom escuro e podem pular, preferindo se alimentar de sangue animal, mas também picam humanos. Os percevejos são maiores, de cor marrom avermelhada, não pulam e se alimentam exclusivamente de sangue humano, principalmente à noite. Enquanto as pulgas deixam picadas agrupadas nas pernas e pés, os percevejos tendem a picar em qualquer parte do corpo, muitas vezes em linhas ou grupos. O controle de pulgas envolve tratar os animais de estimação e limpar suas áreas, enquanto lidar com percevejos requer limpeza profunda, lavagem de têxteis em água quente e, às vezes, tratamentos profissionais.

pulga o chinche

Como são as pulgas?

pulga fondo png
  • Tamanho: As pulgas adultas são diminutas, com um comprimento que varia entre 1 e 2 milímetros.
  • Cor: Apresentam uma cor que varia de marrom escuro a preto.
  • Forma: Elas têm um corpo fino e achatado lateralmente, facilitando seu movimento rápido através do pelo dos animais ou nas fibras dos tapetes.
  • Hábitos de Salto: São reconhecidas por sua capacidade de saltar longas distâncias em comparação com seu tamanho, o que as torna excelentes saltadoras.

Essas características são fundamentais para identificar pulgas em animais de estimação, humanos ou dentro de casa.

Como são os percevejos?

Chinche de cama fondo png

Para identificar percevejos de cama, é importante prestar atenção em suas características distintivas:

  • Tamanho: Os percevejos adultos têm um tamanho que varia entre 5 e 7 milímetros de comprimento.
  • Cor: Sua cor é marrom avermelhada, podendo escurecer após se alimentarem.
  • Forma: Apresentam um corpo ovalado e achatado, o que lhes permite esconderem-se em espaços muito estreitos, próximos de áreas de descanso.
  • Hábitos Alimentares: Alimentam-se de sangue humano, principalmente à noite, e podem fazê-lo sem serem detectadas.

Estas características são fundamentais para identificar percevejos de cama em sua casa, especialmente em quartos e outros locais de descanso.

Estas são as Diferenças Entre as Picadas de Pulga e de Percevejo.

As picadas de pulgas e percevejos de cama podem ser irritantes e causar desconforto, mas apresentam algumas diferenças que podem ajudar a identificar sua origem:


🔍 Localização no Corpo


  • Picadas de pulgas: Costumam concentrar-se nas pernas e nos pés, áreas mais acessíveis às pulgas a partir do solo.
  • Picadas de percevejos: Podem aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente em áreas expostas durante o sono, como braços, pescoço e rosto.

🔍 Padrão de Picadas


  • Picadas de pulgas: Frequentemente aparecem em grupos ou linhas de duas ou três picadas. As pulgas podem saltar e picar várias vezes em busca de um local adequado para se alimentar.
  • Picadas de percevejos: Também podem aparecer em linha ou em agrupamentos, mas isso ocorre porque os percevejos costumam seguir uma rota de alimentação sobre a pele.

🔍 Aparência das Picadas


  • Picadas de pulgas: São pequenas, com um ponto vermelho central onde a pulga mordeu. Podem inflamar e se tornar bastante pruriginosas.
  • Picadas de percevejos: Podem ser ligeiramente maiores e também apresentam vermelhidão e inchaço. A reação às picadas de percevejos pode variar significativamente entre indivíduos, e algumas pessoas podem não reagir de forma alguma.

🔍 Sintomas Associados


  • Picadas de pulgas: Intenso prurido e desconforto; em casos de alergia à saliva da pulga, as reações podem ser mais severas.
  • Picadas de percevejos: Além do prurido, algumas pessoas podem experimentar reações alérgicas, insônia e ansiedade devido à presença de percevejos.

🔍 Outros Indícios


  • Picadas de pulgas:Frequentemente acompanhadas de sinais de pulgas em animais de estimação, como coceira excessiva.
  • Picadas de percevejos: A presença de percevejos pode ser confirmada por outros indícios na casa, como manchas de excrementos na roupa de cama, ovos, cascas de pele e os próprios insetos.

Identificar corretamente o tipo de picada pode ser fundamental para determinar a presença dessas pragas em casa e tomar as medidas adequadas para controle e eliminação.

Picada de Pulga

picadura de pulga

Picada de Percevejo

picadura de chinche

Diferenciação Prática

Para identificar se as picadas são de pulgas ou de percevejos de cama, observe cuidadosamente a disposição e características das picadas na pele. As picadas de pulgas geralmente aparecem em grupos ou aglomerados e podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes nas pernas e tornozelos. Em contraste, as picadas de percevejos de cama tendem a seguir um padrão linear ou em zigue-zague e costumam ser encontradas em áreas expostas do corpo durante o sono, como braços, pescoço e rosto.


Além disso, o contexto das picadas pode oferecer pistas importantes. As picadas de pulgas frequentemente indicam a presença delas em animais de estimação domésticos ou no ambiente próximo, como tapetes e pátios. As picadas de percevejos de cama, por outro lado, sugerem uma infestação em locais de descanso e esconderijos próximos, como colchões, estrados e móveis estofados.

A seguir, deixamos uma lista de produtos que podem ser úteis para o controle de percevejos.

Capa de Colchão Anti Percevejos e Ácaros - Remibed


Os protetores de colchão anti-percevejos da Remi, também conhecidos como capas Remibed, são de qualidade profissional e anti-ácaros para serem usados como:

  • Protetor de colchão anti-insetos
  • Cobertor de cama limpo e confortável

Ideais para prevenir de forma 100% segura os percevejos do seu colchão e evitar a necessidade de trocar o colchão no futuro. Isolando o colchão dos percevejos existentes e futuros.


Obrigado pela membrana Smartex convertirá afunda RemiBed em uma capa flexível que se adaptará e se encaixará perfeitamente em seu colchão, criando uma proteção total contra os percevejos, além de ser mais confortável, já que não haverá folgas no colchão.


Obrigado ao seufecho de segurança com abertura em velcro transformará esta capa na melhor proteção para o seu colchão. Além disso, possui uma dupla membrana de proteção atrás do zíper em 360º

  • A capa anti-percevejos é o melhor produto anti-percevejos do mercado, elimina os percevejos do colchão, evita que se espalhem para outros lugares da casa, previne as picadas, ajuda a evitar infestações de insetos na cama.

Protetor de Travesseiro Anti Percevejos e Ácaros - Remibed


Capas que previnem eficazmente e evitam a necessidade de trocar o travesseiro colonizado com percevejos, ácaros e outros insetos.

Estas capas protegem o travesseiro em duas direções:

  • De dentro para fora: bloqueia a infestação e a elimina (para travesseiros em uso).
  • De fora para dentro: impede colonizações (para travesseiros novos / saudáveis)
  • Design Hermético
  • Proteção Total
  • Sem produtos químicos adicionados
  • Barreira de proteção física pelo próprio material têxtil que impede picadas

Características da capa de travesseiro anti-percevejos da Remi:


  • Material têxtil ECOLÓGICO. RESPIRÁVEL & IMPERMEÁVEL; graças ao seu revestimento de membrana de PU.
  • Ao mesmo tempo, é IMPERMEÁVEL e protege contra manchas e fluidos.
  • Fabricado em Espanha.
  • Recomenda-se usar a capa de travesseiro em conjunto com a capa de colchão Remi para maximizar a proteção.

Limpeza profunda e Tratamento com Produtos:


  • Aspirar meticulosamente colchões, estrados, móveis e qualquer rachadura ou fenda onde os percevejos possam se esconder. Após aspirar, é importante descartar o saco do aspirador em um recipiente ao ar livre. Também podemos eliminar os percevejos com produtos especializados, aqui estão alguns:

Spray anti-percevejos de 400 ml


Spray anti-percevejos e pulgas que pode ser aplicado em sofás, tapetes, almofadas... Spray com uma composição única com a qual você conseguirá eliminar os percevejos.
As percevejos de cama normalmente se aninham ao redor de costuras de móveis estofados, colchões, almofadas, cortinas e estrados. Você pode aplicar o spray anti-percevejos em qualquer uma dessas áreas. As pulgas depositam ovos em cães, gatos, coelhos, ovelhas... Infelizmente, os ovos depositados podem cair em áreas da casa ou onde os animais de estimação descansam.
Dos ovos, surgem as larvas, que podem se refugiar em fendas e rachaduras do piso, rodapés, sob as bordas dos tapetes.

  • É recomendável não pulverizar sobre alimentos ou utensílios de cozinha. Não aplique sobre superfícies onde alimentos são manuseados, preparados ou consumidos.
  • Não utilizar o spray anti-percevejos na presença de pessoas ou animais domésticos.
  • É recomendável não aplicar o spray anti-percevejos em áreas acessíveis a crianças ou cães.

Descarga Total - Remi Hogar


Com o Descarga Total Inseticida (C&D N) de Remi você irá eliminar os percevejos, pulgas, baratas e outros insetos rastejantes e voadores. Inseticida polivalente com grande efeito de choque e penetração nas áreas afetadas. Também conhecido como "bomba de fumo" ou "bomba inseticida", de aplicação por nebulização automática que você pode aplicar em interiores de edifícios, qualquer cômodo da sua casa, estabelecimentos, meios de transporte, etc.


Modo de uso Descarga Total Remi:

1. O primeiro passo será habilitar a área afetada pela praga, fechando portas e janelas para criar uma área fechada onde a névoa inseticida não possa escapar.

2. O segundo passo será colocar a lata de Descarga Total Inseticida (C&D N) em posição vertical no centro da área a ser tratada, preferencialmente em um local elevado para maior eficácia.

3. O terceiro passo será agitar a lata e depois pressionar a válvula e deixar o produto agir por 4 horas.

4. O último passo será ventilar a área e fazer a revisão correspondente.

Contratação de Profissionais

Desde Remi Hogar recomendamos o uso de profissionais se virmos que a praga nos supera ou não somos capazes de colocar em prática o anterior, consideramos o DISET Controle de Pragas uma empresa muito válida para realizar este trabalho devido aos seus longos anos de experiência e excelente trabalho e tratamento.

Diset control de plagas

Perguntas Frequentes Sobre De Onde Vêm os Percevejos de Cama

¿Cómo saber si son pulgas o chinches?

Para determinar se você está lidando com pulgas ou percevejos, observe as picadas: as pulgas tendem a picar nas pernas e tornozelos, formando grupos ou linhas, enquanto os percevejos preferem áreas do corpo expostas durante o sono, deixando picadas em padrões lineares. As pulgas são visíveis ao saltar em tapetes ou em animais de estimação, e os percevejos se escondem em colchões e fendas perto da cama, deixando para trás manchas de excrementos e cascas. Identificar esses sinais ajudará você a reconhecer a praga presente em sua casa.

Como saber se tenho pulgas ou percevejos na minha cama?

Para determinar se você tem pulgas ou percevejos na sua cama, verifique as picadas (os percevejos deixam picadas em linhas ou agrupamentos em áreas expostas, enquanto as pulgas causam picadas aleatórias, frequentemente em pernas ou tornozelos), procure por sinais visuais como manchas de excremento ou sangue (indicativas de percevejos) e observe se você vê pequenos insetos saltitantes (pulgas). Inspecione as costuras do colchão e ao redor para encontrar percevejos ou suas exúvias. A presença de animais de estimação na cama pode aumentar a probabilidade de pulgas.

O que é pior, pulgas ou percevejos?

Determinar se pulgas ou percevejos são piores depende do contexto. As pulgas podem causar irritação intensa, alergias e transmitir doenças para animais de estimação e humanos, enquanto os percevejos de cama são difíceis de erradicar, causam estresse psicológico e afetam a qualidade do sono. Ambos exigem esforços significativos para controle, mas percevejos de cama geralmente exigem intervenções mais caras e têm um maior impacto psicológico. A gravidade de cada praga varia de acordo com a situação específica e a sensibilidade individual às picadas.

Como eliminar pulgas e percevejos?

Para eliminar pulgas, trate os animais de estimação com produtos antipulgas, aspire e limpe profundamente a casa, aplique inseticidas específicos e mantenha o jardim. Para percevejos de cama, reduza a desordem, lave a roupa de cama em água quente, utilize tratamentos térmicos e capas para colchões, e considere ajuda profissional para aplicar inseticidas ou realizar tratamentos avançados. A eliminação eficaz de ambas as pragas requer persistência, tratamentos repetidos e medidas preventivas para evitar reinfestações.