Picadas de Ácaros: Causas, Sintomas, Fotos, Tratamento e Prevenção

Escrito por: Remi Hogar

|

|

Tempo de leitura 6 min

Picadas de ácaros: causas, sintomas, tratamento e prevenção

Picadas de ácaros são um problema comum que afeta muitas pessoas, causando desconforto e, às vezes, reações alérgicas graves. Os ácaros são pequenos aracnídeos, quase invisíveis ao olho humano, que se alimentam de matéria orgânica e são encontrados em diversos ambientes, inclusive em nossas casas. Este artigo investiga as causas, sintomas e fornece fotos para identificar picadas de ácaros, além de oferecer recomendações para o tratamento e prevenção dessas picadas incômodas.

picada de ácaro

Causas de picadas de ácaros

🔍 Os ácaros da pele são comumente encontrados em ambientes domésticos, principalmente em locais propensos ao acúmulo de poeira, como colchões, travesseiros, tapetes e móveis estofados. Os ácaros, em particular, prosperam nestas áreas devido à disponibilidade de flocos de pele humana, a sua principal fonte de alimento. As picadas de ácaros na pele são frequentemente atribuídas à sua presença na cama, onde as pessoas passam várias horas diárias em contacto próximo com estes microrganismos.

Sintomas de picadas de ácaros

Picadas de ácaros podem causar vários sintomas, incluindo:


  • Urticária de ácaros : Pequenas protuberâncias vermelhas na pele que podem causar muita coceira.
  • Irritação e vermelhidão : As áreas afetadas podem apresentar vermelhidão e sensação de queimação.
  • Reações alérgicas : Em alguns casos, os ácaros podem causar reações alérgicas que resultam em sintomas mais graves, como dificuldade em respirar, espirros e olhos lacrimejantes.

Fotos de picadas de ácaros ajudam a identificar essas manifestações na pele, embora seja importante ressaltar que podem ser confundidas com picadas de outros insetos.

Tratamento de picadas de ácaros

O tratamento de picadas de ácaros concentra-se principalmente no alívio dos sintomas e na prevenção de infecções secundárias causadas por arranhões. Aqui está uma descrição detalhada das medidas e tratamentos recomendados:


Cuidado imediato

  • Lavagem da pele : Limpar as áreas afetadas com água fria e sabão neutro pode ajudar a aliviar a irritação. Evite usar sabonetes com fragrâncias ou componentes que possam irritar ainda mais a pele.
  • Compressas frias : Aplicar compressas frias ou toalhas molhadas nas picadas pode reduzir a vermelhidão e o inchaço.

Medicamentos tópicos

  • Cremes de hidrocortisona : Esses cremes vendidos sem receita médica são eficazes na redução da inflamação e da coceira. Devem ser aplicados com moderação, seguindo as instruções da embalagem.
  • Loção de calamina : A loção de calamina pode proporcionar alívio temporário da coceira e ajudar a secar a urticária.
  • Antibióticos tópicos : Se ocorrer uma infecção secundária devido à coceira, podem ser necessários antibióticos tópicos. Consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento com antibióticos.

Medicamentos orais

  • Anti-histamínicos : Anti-histamínicos, como difenidramina (Benadryl) ou cetirizina (Zyrtec), podem ser úteis no controle de reações alérgicas e na redução do prurido.
  • Analgésicos : Em casos de dor ou desconforto significativo, podem ser tomados analgésicos de venda livre, como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil).

Prevenção de picadas de ácaros

Para prevenir picadas de ácaros, é fundamental manter um ambiente limpo e reduzir a umidade em casa:

  • Limpeza Regular – Aspirar e tirar o pó regularmente pode diminuir a população de ácaros.

  • Capas antiácaros : Usar capas especiais para colchões e travesseiros pode evitar que os ácaros entrem em contato com a pele.

  • Lavagem frequente da roupa de cama : lave lençóis, fronhas e cobertores em água quente pelo menos uma vez por semana.

  • Controle de umidade – Manter a umidade relativa da casa abaixo de 50% pode criar um ambiente menos favorável aos ácaros.

🔧 Como eliminar ácaros com produtos profissionais

💥 Download total - Remi Hogar


Com o Download Total de Inseticidas (C&D N) da Remi você poderá eliminar percevejos, pulgas, baratas e outros insetos rastejantes e voadores. Inseticida multiuso com grande efeito de choque e penetração nas áreas afetadas. Também conhecida como “bomba de fumaça” ou “bomba inseticida” para aplicação por nebulização automática que pode ser aplicada no interior de edifícios, qualquer cômodo da sua casa, estabelecimentos, meios de transporte, etc.


Como usar o download total do Remi:


  • 1. O primeiro passo será habilitar a área afetada pela praga fechando portas e janelas, criando uma área fechada onde a fumaça do inseticida não conseguirá escapar.

  • 2. O segundo passo será colocar o recipiente de Descarga Total de Inseticida (C&D N) em posição vertical no centro da área a ser tratada, preferencialmente em local elevado para maior ação.

  • 3. O terceiro passo será agitar o frasco e depois pressionar a válvula e deixar o produto agir por 4 horas.

  • 4. O último passo será ventilar a área e realizar a inspeção correspondente.

💥 Repelente Antiácaros R-502 para eliminação total da marca Radarcan


60% dos casos de asma são causados ​​por ácaros. Estes ácaros produzem a conhecida "alergia ao pó", mas este Repelente Antiácaros altera o ciclo biológico dos ácaros reduzindo estas reações alérgicas. Além disso, oferece tratamento de ar que elimina bactérias, proporcionando um ambiente seguro e saudável ao meio ambiente. Não utiliza filtros nem peças sobressalentes.


Que vantagens lhe oferece o Repelente Antiácaros da marca Radarcan?


  • É perfeito para pessoas alérgicas ao pó, pois reduz imediatamente os sintomas.
  • Elimina todos os tipos de bactérias, vírus, alérgenos, fumaça de cigarro, partículas de nível PM2,5 e compostos orgânicos voláteis (VOCs)
  • Sem emissão de ozônio e alta ionização: 20.000.000 íons/cm3.
  • Não contém produtos químicos.
  • Máxima segurança e 100% eletrônico.
  • Tem duração ilimitada.
  • Adequado para bebês a partir de 0 anos.
  • Grande eficácia aprovada em laboratórios.
  • Alta duração de garantia de até 5 anos.

Usar um Edredom e Capas antiácaros

As capas antiácaros representam uma categoria de protetores para travesseiros, lençóis e cobertas, fabricados com tecidos especiais destinados a bloquear a expansão de ácaros, alérgenos e microorganismos. Esses protetores costumam ser confeccionados com fibras artificiais como o poliéster, a poliamida ou o polipropileno, materiais que impedem o acúmulo de poeira, substâncias alergênicas e ácaros, e que, além disso, suportam lavagens repetidas sem se deteriorar. O uso dessas capas contribui significativamente para criar um ambiente livre de ácaros, alérgenos e bactérias, reduzindo assim o risco de alergias, ataques de asma e outras condições ligadas à qualidade do ar interior. É aconselhável seu uso conjunto com cobertores antiácaros para obter melhores resultados.

Picadas de Ácaros: Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção

Como saber se você tem picadas de ácaros?

As picadas de ácaros geralmente se manifestam como pequenas saliências vermelhas, muitas vezes com coceira intensa e às vezes com inflamação. Podem aparecer em linhas ou grupos e localizar-se em áreas do corpo que estiveram em contato com uma superfície infestada, como roupas de cama ou móveis.

O que é recomendado para eliminar as picadas na pele dos ácaros?

Para aliviar as picadas de ácaros na pele, recomenda-se lavar a área afetada com água e sabão, aplicar compressas frias para reduzir a inflamação e a coceira, e usar cremes ou loções com corticosteroides ou anti-histamínicos. Além disso, manter a higiene do lar e lavar as roupas de cama e as peças afetadas em água quente pode ajudar a eliminar os ácaros e prevenir futuras picadas.

Quanto tempo leva para as picadas de ácaros desaparecerem?

As picadas de ácaros podem levar de alguns dias a duas semanas para desaparecer completamente. A duração pode variar dependendo da sensibilidade individual às picadas e do tratamento aplicado. Manter a pele limpa, usar tratamentos apropriados e evitar coçar pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

¿Cómo saber si hay ácaros en tu cama?

Você pode suspeitar da presença de ácaros em sua cama se experienciar sintomas alérgicos recorrentes, especialmente ao deitar ou acordar, como espirros, congestão nasal, irritação nos olhos, coceira na pele ou dificuldade para respirar. A aparição de pequenas picadas na pele também pode ser indicativa. Para confirmar sua presença, pode-se usar uma lupa para buscar pequenos insetos ou seus excrementos nas costuras do colchão e da roupa de cama, embora muitas vezes sejam muito pequenos para serem vistos sem equipamentos especializados. Uma limpeza profunda e regular pode ajudar a controlar seu número.





Como eliminar os ácaros da pele de forma natural?

  1. Banhos de aveia: A aveia possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Adicione farinha de aveia coloidal ao seu banho e submerja para aliviar a irritação da pele causada pelos ácaros.

  2. Óleos essenciais: Alguns óleos, como o de árvore do chá, neem e eucalipto, possuem propriedades antimicrobianas e contra ácaros. Dilua-os em um óleo base e aplique sobre a pele, mas faça um teste de alergia primeiro para evitar reações adversas.

  3. Mantenha uma boa higiene: Banhar-se regularmente e trocar a roupa de cama, toalhas e roupa pessoal frequentemente pode ajudar a reduzir a população de ácaros na sua pele e no seu ambiente.

  4. Aloe vera: O gel de aloe vera pode ajudar a acalmar a pele irritada e possui propriedades antibacterianas que podem combater a infecção.

  5. Controle a umidade: Manter um ambiente com baixa umidade (entre 30% e 50%) pode ajudar a controlar os ácaros do pó, pois eles necessitam de um ambiente úmido para sobreviver.