Como Matar Ratos?

Escrito por: Remi Hogar

|

|

Tempo de leitura 20 min

Proprietários de casas unifamiliares ou baixas muitas vezes se perguntam como matar ratos? Costumam ter alguma preocupação com roedores (ratos, camundongos, etc.), pois se reproduzem com bastante facilidade, causam danos às residências e podem transmitir doenças.


Explicamos como matar ratos de forma rápida, segura e econômica ✅


Para realizar um trabalho eficaz, seguro e ter a tranquilidade de saber que os ratos e camundongos foram exterminados de casa, devemos seguir uma série de passos que nos ajudarão a eliminar a praga.
Para isso, a primeira coisa é avaliar a magnitude do problema: um roedor não é a mesma coisa que um ninho de roedores. Também não é a mesma coisa se está localizado na cozinha ou em outro cômodo, pois, muito provavelmente, você vai querer usar um rodenticida e para isso é importante saber qual é o adequado para a situação. Aqui você descobrirá como eliminar para sempre os ratos de casa.

rata raton plaga fregadero

Como detectar se você tem ratos em casa?

🔍 Há muitos pontos a analisar antes de afirmar com segurança se você tem ratos ou outro tipo de roedor em casa. Conhecer esses pontos vai economizar dinheiro e tempo. Fazer isso corretamente também pode ajudar a prevenir futuros problemas.


  • Os ratos costumam ter um odor característico devido à sua baixa salubridade, os excrementos e a urina desses roedores costumam provocar um odor almíscar e picante que é muito forte e desagradável ao olfato, esse primeiro indicador é um dos sinais de ter um intruso em casa.
  • O segundo indicador são sinais de mordidas e excrementos, se encontrarmos embalagens de comida mordidas, móveis, cabos roídos e excrementos, é um claro sinal de que um rato está dentro, é necessário revisar periodicamente as embalagens e cuidar muito ao recolher os excrementos já que são portadores de doenças como salmonela, hantavírus, etc.
  • Os roedores como os ratos e camundongos têm uma pelagem oleosa, por isso encontrar manchas e marcas nas paredes e no chão pode ser um sinal de que algo não está bem.
  • Os camundongos costumam ser ativos à noite, ou seja, se você vê um roedor durante o dia significa que o ninho está totalmente infestado e você tem muito trabalho para eliminar todos.

Produtos raticidas Como eliminar os ratos rapidamente?

Existem três métodos para eliminar ratos e camundongos em casa e no comércio e obter excelentes resultados.



1. Venenos para ratos
O veneno para ratos é uma maneira muito eficaz e rápida para exterminar os ratos que estão em sua casa.


2. Armadilhas para ratos e camundongos
Há diferentes tipos de armadilhas, mecânicas, eletrônicas, adesivas, todas elas com ótimos resultados dependendo das necessidades.


Explicamos quais são as principais armadilhas para ratos e camundongos que serão mais eficazes


Você sabia que existe uma grande variedade de armadilhas para capturar camundongos? Desde as clássicas armadilhas mecânicas até as mais sofisticadas. Aqui explicaremos as principais armadilhas para ratos que oferecemos para acabar com esse problema em sua casa. Assim, você poderá escolher a que mais se adequa às suas necessidades:

Armadilha Eletrônica

ℹ De última geração! Esteja preparado com esta ferramenta moderna para a batalha.




Armadilha eletrônica para ratos e camundongos a bateria


Armadilha eletrônica para ratos e camundongos acionada por baterias. Mata os roedores através de uma descarga elétrica quando eles tocam as duas placas condutoras. Rápida, segura e totalmente discreta ao manter os roedores no interior. Uma vez realizada uma captura, a armadilha avisa por meio de uma luz. Pilhas não incluídas na armadilha, 4 pilhas tipo C para até 12 capturas.

💬 Recomendações de uso para a Armadilha Eletrônica.


  • Para colocar em funcionamento uma armadilha eletrônica para ratos, simplesmente deve-se colocar dentro da armadilha um isco. O rato sentirá o cheiro do isco e será levado a entrar pela pequena porta até o final. Dessa forma, ao entrar em contato com a base de metal, receberá uma descarga elétrica que o matará instantaneamente, e seu sofrimento será mínimo. Seu sistema de pilhas é durável e, por meio de uma luz piscante, você saberá que o rato morreu. Você só precisará abrir a portinhola superior para deixar cair o rato no lixo.

Armadilha Adesiva para Roedores

💬 Recomendações de uso para a Armadilha Adesiva.


  • As armadilhas adesivas para roedores são uma das opções mais rápidas para eliminar ratos. Trata-se de uma superfície plástica ou de cartão impregnada com um adesivo de grande aderência. Essas armadilhas são colocadas com um pequeno isco nos locais de passagem dos ratos para capturá-los de maneira fácil e limpa, sem a necessidade de usar veneno. Os ratos atravessarão em busca do alimento e suas patas ficarão presas no adesivo. Em sua tentativa de se libertar, mais partes do seu corpo ficarão coladas.

Armadilha Mecânica para Roedores




Armadilha Mecânica SNAP-E para ratos


Armadilha Mecânica SNAP-E para ratos e ratas desenhada para uma captura rápida e limpa. A armadilha é carregada pela parte traseira para evitar acidentes. Com o SNAP-E, é o fim da linha para ratos, esquilos, esquilos de terra e outros roedores incômodos. O tempo de reação é rápido e garante que o roedor fique preso! Dois orifícios pré-formados na base da armadilha permitem a montagem em superfície. Os dedos nunca tocam no roedor.


É feito de poliestireno e aço durável. É resistente a manchas e odores comuns em armadilhas de madeira antiquadas, são fáceis de limpar e podem ser reutilizados por anos de serviço. São simples e seguras.


  • Pequeno cepo para a captura de ratos, especialmente desenhado para ser utilizado dentro da caixa porta-iscas para ratos AF® Snappa.

📏 Tamanho armadilha rato: 4,7 x 9,8 x 6cm

💬 Recomendações de uso para a Armadilha Mecânica.


  • Empurre a barra metálica para baixo para abrir a armadilha.
  • Mantenha a barra de metal pressionada para bloqueá-la na parte traseira da armadilha e feche com cuidado enquanto segura a barra traseira para baixo.
  • Coloque a armadilha onde você acha que os roedores estão, posicionando o lado aberto em direção à parede, pois eles raramente cruzam áreas abertas. Verifique a armadilha em intervalos regulares.

Porta-iscas para Ratos





Atrativo para roedores Provoke 56gr e 224 gr


Atrativo profissional para ratos e ratas formulado à base de produtos alimentícios, sem compostos tóxicos.

Produto de fácil aplicação ideal para ser utilizado em combinação com armadilhas mecânicas, armadilhas de captura e placas adesivas, assegura uma máxima atração.

  • Pode ser utilizado em qualquer tipo de armadilha mecânica: plástico, madeira, captura ao vivo, etc.
  • Irresistível para ratos.
  • Não alérgico | Não tóxico | Não mancha

Uso: Abrir o recipiente e aplicar uma pequena quantidade de PROVOKE na área apropriada da armadilha.

🔍 O porta-iscas é um produto simples, em forma de caixa de plástico que inclui um mecanismo de fechamento com chave para combater ratos e ratas com total segurança para crianças e animais de estimação. Devido à sua forma e características, o porta-iscas parece uma toca para os roedores.
Apenas é necessário colocar dentro um isco rodenticida e fechar o porta-iscas. Os ratos serão atraídos pelo isco e irão refugiar-se dentro da caixa, onde consumirão o raticida. Além disso, este porta-iscas permite a colocação interna de uma armadilha adesiva ou uma armadilha mecânica, de modo que o roedor permaneça dentro da caixa uma vez capturado.

Veneno para Ratos

O veneno para ratos é eficaz e rápido, uma vez que seu odor e textura se assemelham aos da comida e os ratos são facilmente atraídos para comê-lo. O efeito que causa neles é a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, sua morte. Você sabia que existem vários formatos de raticida? Nós oferecemos venenos de ação rápida em todas as suas formas: raticida em bloco, isco fresco e pellet. Todas as opções são apropriadas para uso em caixas porta-iscas e conseguem eliminar ratos e ratas de maneira altamente eficaz.

Raticida Isco em bloco 200 gr Bromadiolona


Blocos parafinados com alta apetência, fusão-extrusão. Cor vermelha. Fórmula baseada em Bromadiolona, com 12 ingredientes alimentícios que aumentam sua apetência. Doses suficientes para eliminar até 10 ratos.


Isco com a ótima combinação de eficácia, apetência e resistência à umidade. Destaca-se por sua extraordinária apetência por todo tipo de roedores. Sua superfície multi-arestas satisfaz a necessidade do roedor de roer. Dispõe de um orifício central para ser pendurado dentro do porta-iscas.


🔍 Aplicação


O produto está pronto para uso. Depositar os iscos nos locais de trânsito ou nidificação dos roedores. Deve-se colocar a quantidade necessária, de acordo com a abundância e frequência de roedores. Repor os iscos consumidos até conseguir a exterminação total da praga.


🔍 Composição


Bromadiolona 0,0029%

Qual é o melhor veneno para matar ratos e camundongos?


Existem diferentes substâncias ativas poderosas para eliminar esses roedores, mas entre os vários venenos, o Brodifacoum é o mais potente de todos ou dos mais potentes juntamente com os raticidas de última geração.

Conhece os motivos pelos quais você pode ter uma praga de ratos?

  • Alguns podem pensar que a falta de limpeza é um fator que determina o aparecimento delas, mas isso não é exatamente assim. Ser limpo e asseado não te livrará desta indesejável situação. Uma das principais razões é o simples fato de viver num térreo ou ter um jardim.

  • Apesar disso, os ratos não se sentem limitados quando precisam subir escadas ou escalar através de cabos. Nem mesmo a água os impede de nos invadir.

  • Quando encontramos ratos ou camundongos, devemos saber que sua natureza permite que se adaptem a quase qualquer ambiente, eles buscam um lugar quente perto de comida, é por isso que sua casa é um local muito atraente para os roedores, especialmente em estações frias como outono e inverno, pois será quando seu instinto de sobrevivência os obriga a se manterem seguros.

  • Não deve ser estranho ter encontrado um deles tentando entrar pelas frestas. Não é um fator que dependa de você. O que está em suas mãos é atacar e também prevenir. Poderíamos dedicar um livro inteiro às causas que atraem os roedores para nossa casa, mas não estamos aqui para gerar mais confusão, mas para trazer a solução definitiva contra os ratos.

Conheça os diferentes produtos para matar ratos e camundongos

Agora já te fornecemos informações suficientes para que conheça todos os produtos ao seu alcance. É hora de escolher o que mais se ajusta às suas necessidades, e para isso sugerimos considerar o seguinte:


O produto será utilizado em: campo aberto ou um espaço fechado


Se a praga de ratos estiver em um campo aberto, você poderia pensar em uma armadilha como Goodnature que não contaminará o meio ambiente nem representará um perigo para os outros animais que possam estar por perto no campo. Houve muitos casos em que animais de estimação como cães e/ou gatos foram envenenados por causa de uma armadilha para ratos. Além disso, esta armadilha para ratos pode ser facilmente instalada em qualquer canto, pois só precisa ser parafusada em uma superfície vertical. Se isso não for possível, pode ser usado um suporte específico para instalar a armadilha na posição horizontal.


Esta armadilha permite cuidar do meio ambiente e de qualquer um que se aproxime dela sem saber que se trata de uma armadilha mortal para ratos. Além disso, permite matar mais de um rato por dia, tornando-se uma ferramenta muito eficaz no controle de pragas.

  • Goodnature é uma armadilha criada para matar ratos e camundongos sem causar sofrimento, pois sua morte é instantânea. Usamos para isso uma isca natural que não é tóxica e facilmente detectável pelo olfato do rato.

  • Esta armadilha é uma solução rápida e totalmente segura, já que seu design evita o envenenamento de animais de estimação e outros animais, e também não coloca em risco as pessoas. Seu mecanismo reativa em apenas 10 segundos após cada disparo, o que pode eliminar um grande número de ratos e camundongos em um curto período de tempo.

  • A armadilha multicaptura Goodnature é ativada quando o rato se aproxima dela atraído pela isca. Assim que detecta a presença de um roedor, o cilindro de ar comprimido é ativado e um pistão de polímero e vidro atinge o rato no crânio de maneira imediata e fatal. Esse mecanismo garante que a morte seja rápida e sem dor.

  • O veneno para ratos é uma isca que tem um cheiro muito parecido com o de comida, atraindo-as. Você pode deixar um prato de isca ao ar livre, contanto que não haja animais como cães ou gatos que possam se intoxicar e até morrer devido à ingestão.

- As armadilhas para ratos dentro de casa oferecem uma gama maior de escolhas:


  • As armadilhas eletrônicas são uma boa solução quando os roedores estão em uma casa ou apartamento, pois, nesse ambiente, o rato verá a armadilha como um abrigo e irá até ela para se refugiar. Novamente, não será um perigo para as pessoas em nossa casa, especialmente se houver crianças pequenas e/ou animais de estimação, uma vez que a armadilha se desativará automaticamente. Além disso, é uma armadilha sem substâncias tóxicas ou perigosas.

  • Os porta-iscas também são seguros para os membros da nossa família, pois nem as crianças nem os animais de estimação terão a oportunidade de entrar em contato com a isca graças ao seu fechamento de segurança. A pequena abertura lateral do porta-isca impedirá que qualquer pessoa ou animal possa acessar a isca, pois a entrada é especialmente projetada para permitir acesso apenas a pequenos roedores.

  • As armadilhas tradicionais são muito eficazes e, apesar do passar do tempo, continuam sendo úteis e funcionais. Recomendamos ter muito cuidado com o local onde você a coloca em casa, pois um pequeno descuido pode ativar o mecanismo da armadilha e causar danos a animais ou pessoas. No entanto, é uma maneira rápida e muito econômica de matar ratos dentro de casa.

  • Os adesivos ou armadilhas adesivas são comumente usados em espaços onde o uso de veneno para ratos é proibido por questões de segurança. São uma solução especialmente útil pela sua rapidez e permitem eliminar ratos e camundongos de maneira limpa, pois basta descartar a armadilha uma vez que o roedor seja capturado. Assim como com as armadilhas tradicionais, é muito importante ter cuidado para que ninguém em sua casa passe sobre elas.

  • O veneno para ratos, também pode ser usado em casa, tomando muito cuidado se houver crianças ou animais de estimação. É uma forma eficaz de acabar com os ratos, tendo muito cuidado para que o raticida não entre em contato com nossos alimentos e sempre manipulá-lo com luvas.

Para começar, queremos que você conheça uma solução ecológica, que não utiliza biocidas, portanto, está alinhada com as políticas ambientais:

Você conhece o perigo de ter roedores em casa e por que devemos eliminar os ratos?

Mais do que ser animais repulsivos e desagradáveis que podem nos causar medo, os ratos transmitem bactérias e germes muito prejudiciais à saúde humana. Também são transportadores de pulgas, piolhos e ácaros, o que sem dúvida os torna animais portadores de graves doenças para nós. As doenças são transmitidas pela contaminação do ambiente e dos alimentos.


Inclusive, as fezes e a urina seca dos ratos, quando inaladas, representam um perigo considerável para a saúde humana. Lembre-se de que os ratos podem depositar entre 50 e 80 bolinhas de excremento em uma noite. Por isso, ao notar sua presença, você deve agir imediatamente.


Há doenças perigosas como o tifo, a salmonela ou a febre tifoide que são contraídas através das fezes dos ratos. Pode parecer improvável, mas se houver ratos na casa, será muito fácil para você ou sua família entrarem em contato com áreas contaminadas.


Além disso, se você encontrar um rato e este, em defesa, atacar você, deve evitar o contato e especialmente sua mordida, já que a saliva é fonte de doenças muito graves e pode levar a uma infecção.


Não hesite em entrar em contato conosco se você tiver algum problema com ratos, somos profissionais e nossa missão é fornecer todas as informações e um serviço de qualidade para erradicar a presença de ratos em casa.

Como se livrar dos ratos em casa?

  • Uma infestação de ratos em casa é um assunto desagradável em que muitas pessoas buscam uma solução eficaz e que envolva o mínimo possível de gastos.

    Para obter resultados e eliminar o problema de ratos em casas, estabelecimentos comerciais e outros locais, o que melhor funciona são os raticidas e armadilhas para eliminá-los.

Como repelir os ratos?



Uma vez realizado todo o processo de eliminação de ratos, se você não quer voltar a ter a presença deles, deverá afugentá-los. Mas este tipo de produtos tem uma eficácia praticamente inexistente, depositar esperanças e sentir-se seguro em repelentes certamente fará com que qualquer tentativa apenas permita que um desses roedores acabe nidificando em um lugar onde você não deseja que estejam.


Na internet, você pode encontrar uma grande quantidade de informações falsas e pouco verificadas que costumam mencionar os seguintes temas.


O que os ratos mais odeiam?


O que os ratos mais odeiam? A internet está cheia de falsidades, e este tópico é um dos mais recorrentes, não há nada concreto que faça com que os ratos se assustem ou se afugentem.

Remédios caseiros para afugentar ratos

❗ A mentira dos remédios caseiros


  1. Fazer uma limpeza profunda

    Os ratos adoram estabelecer-se em lugares sujos e onde há abundância de lixo, para poderem se alimentar, por esse motivo, é importante fazer uma limpeza profunda. Além disso, aconselhamos que mantenha o local limpo para que não fiquem confortáveis e não façam vida ali. Mas se você tem um rato dentro e ele tem a possibilidade de entrar, ele pode fazê-lo, a limpeza não afugenta. Isso é mentira.


  2. Colocar menta

    A internet parece ter muita imaginação, O cheiro da menta é um remédio caseiro que funciona com sucesso, pois os ratos não suportam o cheiro forte da menta. Recomendamos colocar saquinhos com folhas de menta dentro, colocados em lugares estratégicos da sua casa para afugentá-los. Outra maneira possível e válida é fazer em forma de chá e com um borrifador espalhar por toda a casa. Isso é mentira.

  3. Cravo e pimenta

    As especiarias por si só não são remédios contra os roedores. Este remédio extermina os ratos sem necessidade de matá-los, já que apenas com a mistura desses dois ingredientes os ratos e camundongos fogem para outro lugar. O único que você deve fazer é encher saquinhos com essa mistura e distribuí-los por locais estratégicos da sua casa. O aroma forte vai espantá-los. Isso é mentira.

  4. Cebolas

    O uso de cebolas para afugentar ratos e camundongos é irreal. Basta colocar as cebolas cortadas em rodelas em recipientes sem tampa em cantos chave por onde eles possam acessar a sua casa. Por exemplo, nos ralos ou nas janelas, para que os ratos não entrem por nenhum lugar na sua casa. Isso é mentira.

  5. Aparelhos ultrassônicos

    Os aparelhos ultrassônicos são um método muito eficaz para afugentar os ratos sem matá-los. Eles emitem um som de frequência baixa que é insuportável para os ratos. A condição para a eficácia dos aparelhos ultrassônicos é colocá-los exatamente no caminho que os ratos seguem para chegar à sua casa, pois o som que emitem só vai em uma direção. Isso é mentira.

  6. Amônia

    Este produto tem um cheiro muito forte e particular que o torna muito desagradável para os roedores. Esse cheiro é semelhante ao da urina dos predadores, portanto, ajuda a espantá-los com facilidade. A única coisa que você deve fazer é pulverizar esse produto junto com água pelos cantos da sua casa ou nos pontos estratégicos por onde acredita que os ratos possam passar. Este método é perigoso se você tem pets ou crianças, pois é tóxico. Isso é mentira.

  7. Molho picante e detergente

    O molho picante é um remédio eficaz para afastar ratos. Misture com água e detergente algumas gotas do molho e use-o para limpar todas as superfícies que achar conveniente. Este método não é recomendado se você tem pets ou crianças, pois o picante pode causar irritação neles. Isso é mentira.

  8. Água e molho de tabasco

    A mistura de água com molho de tabasco é um repelente muito eficaz contra ratos e camundongos. Pulverize a mistura pelos cantos da sua casa e em minutos eles sairão correndo! Isso é mentira.


  9. Bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio é muito eficaz para eliminar ratos. Tudo o que você precisa fazer é espalhar pequenas quantidades pelos lugares que eles podem frequentar. Isso é mentira.

Como evitar que haja ratos na minha casa de agora em diante?

Agora que você já sabe quais são os produtos para acabar com o pesadelo dos ratos em casa, queremos que você tenha a informação completa para evitar a presença desses desagradáveis roedores.


Você deve saber que o mais importante para os ratos é encontrar um lugar com as condições adequadas para sobreviver, se alimentar e reproduzir. Nas casas, há espaços em que não nos ocorreria que um rato pudesse viver, mas que podem ser agradáveis refúgios para os roedores. Os ratos são animais noturnos e por isso saem em busca de comida quando você provavelmente está dormindo. Eles se movem perto de móveis e paredes para se orientarem com mais facilidade e fuçam entre os restos de comida e de água.


Devido à sua atividade noturna, muitas vezes os ratos podem passar despercebidos por nós durante longos períodos de tempo. Uma maneira de identificar sua presença é verificar nossas despensas de alimentos. Se encontrarmos pequenas mordidas em alimentos, móveis ou cabos, restos de excrementos ou pelos, é um sinal claro de que há ratos em casa.


Para evitar que isso aconteça, devemos eliminar todos os alimentos que possam estar ao seu alcance. Os ratos se sentem muito à vontade nas cozinhas, precisamente porque nelas encontram comida facilmente e têm suas condições de vida preferidas: uma temperatura amena e até um pouco de umidade. Portanto, não é surpreendente encontrá-los atrás da geladeira, da máquina de lavar ou da lava-louças, pois são aparelhos que emitem calor, e também nas áreas de saneamento das casas. Anote as seguintes dicas para evitar sua aparição ou reaparição:


Evitar a aparição de ratos


✔ Quando você fizer uma compra onde haja caixas grandes e saiba que houve um número significativo de produtos alimentares, verifique que não exista a presença de nenhum roedor.



Mas tenha em mente que não só você deve prevenir a presença de ratos, mas também que não haja nenhum vestígio deles, inclusive nas latas de alimentos que você consome em casa. Muitos produtos vêm em embalagens que podem ser facilmente roídas por ratos, então é melhor evitar comprar esses tipos de produtos. Se você não puder evitar comprá-los, tente armazená-los em recipientes que não possam ser roídos.


Não deixe restos de comida expostos em nenhum lugar da casa. Isso atrai ratos e outros animais. Portanto, é importante limpar bem a cozinha e o local onde você come, não deixando restos de comida nos pratos ou na mesa.


Mantenha a casa limpa e arrumada. Os ratos gostam de se esconder em lugares bagunçados e sujos. Portanto, é importante manter a casa limpa e arrumada para que eles não encontrem lugares para se esconder.


Feche bem os sacos de lixo e mantenha-os longe da casa. O lixo é um dos principais atrativos para os ratos, então é importante fechar bem os sacos de lixo e mantê-los o mais longe possível da casa.


Use repelentes de ratos. Existem vários repelentes de ratos no mercado que podem ajudar a manter esses animais longe da sua casa. No entanto, é importante escolher um repelente que seja seguro para você e para os animais de estimação.


Verifique regularmente se há buracos ou rachaduras na casa e feche-os imediatamente. Os ratos podem entrar na casa através de buracos muito pequenos, então é importante verificar regularmente se há buracos ou rachaduras e fechá-los imediatamente.


Se você tiver animais de estimação, mantenha a comida deles em recipientes fechados. A comida para animais de estimação também pode atrair ratos, então é importante manter a comida deles em recipientes fechados.


Evite acumular objetos desnecessários. Os ratos podem se esconder em pilhas de objetos, então é importante evitar acumular objetos desnecessários.


Mantenha as árvores e arbustos afastados da casa. Os ratos podem usar árvores e arbustos para se aproximar da casa, então é importante mantê-los afastados.


Use armadilhas para ratos. Se você já tem ratos em casa, uma das melhores maneiras de se livrar deles é usando armadilhas. Existem vários tipos de armadilhas no mercado, então é importante escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.


Seguindo essas dicas, você pode evitar a aparição de ratos em sua casa e manter sua família segura.

Deixamos para você um vídeo da armadilha para eliminar ratos e camundongos Goodnature A24:

Perguntas Frequentes sobre Como Eliminar Ratos

Como fazer para que os ratos se vão?

Para afastar ratos da sua casa, sele possíveis pontos de entrada, mantenha a limpeza, use armadilhas, considere produtos de repelência e, se o problema persistir, procure a ajuda de um exterminador profissional. Essas medidas ajudarão a prevenir sua presença e a manter um ambiente limpo e seguro na sua casa.

Que cheiro afasta os ratos?

Os ratos costumam ser repelidos por odores fortes e desagradáveis, como o cheiro de cravo, alho, menta ou amoníaco. Você pode usar esses odores como medida de repelência, mas tenha em mente que a eficácia pode variar e é importante combiná-los com outras medidas para evitar a presença de ratos na sua casa.

Como eliminar os ratos rapidamente?

Para eliminar ratos rapidamente, utilize armadilhas com isca eficaz em locais estratégicos, verifique as armadilhas regularmente e mantenha a limpeza em sua casa. Também feche possíveis entradas e, em casos graves, considere a ajuda de um exterminador profissional para uma eliminação mais rápida e eficaz.

Quanto tempo vive um rato?

A expectativa de vida de um rato varia conforme a espécie, mas em ambientes urbanos, onde têm acesso a alimentos e abrigo, eles podem viver de 1 a 3 anos. No entanto, em condições selvagens, essa expectativa pode ser menor devido a predadores e outros fatores.

Os ratos atacam humanos?

Embora seja raro, os ratos podem atacar humanos se se sentirem ameaçados ou encurralados. No entanto, a principal preocupação com ratos não é o ataque físico, mas a transmissão de doenças que podem ocorrer através do contato com sua urina, fezes ou saliva, ou através de mordidas.